Revista Encontro

Bem-estar

Conselho Federal de Fonoaudiologia alerta para os problemas gerados pelos fones de ouvido

Especialmente os jovens estão sendo vítimas da perda precoce da audição

Encontro Digital
A cada dia, mais jovens estão apresentando perda de audição causada pelo uso irregular de fones de ouvido.
O alerta é feito pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). "Os adolescentes usam esse equipamento de som com volume muito alto. A gente vem notando que a audição deles não é tão normal como antigamente, já tem mais perda. E se continuar a usar esse som alto, eles terão uma perda irreversível, não volta mais ao normal", comenta Thelma Costa, presidente do CFFa.

Segundo a fonoaudióloga, as perdas auditivas por causa de ruído estão aumentando entre a população, tanto pelo ruído industrial, quanto por equipamentos de som. Ela cita como exemplo o caso dos músicos – apesar de existirem protetores auditivos que selecionam o som. "Então, eles conseguem seguir com a profissão e estão se prevenindo, o que não acontece com os adolescentes", diz a especialista.

A presidente do CFFa orienta os pais e responsáveis a monitorar o uso de fones de ouvido pelos filhos. "Se você estiver a um metro da pessoa e ouvir o que ela está escutando, provavelmente ela terá uma perda de audição.
A um metro de distância, você não deve ouvir o que a pessoa está escutando no fone de ouvido", reforça Thelma Costa, que é especialista em audiologia.

A orientação da especialista é baixar o volume. Segundo ela, já houve uma proposta de projeto de lei no Congresso Nacional para que esses equipamentos tenham controle máximo de volume, mas ele não foi aprovado. Além disso, a fonoaudióloga explicou à Agência Brasil que as escolas precisam pensar melhor na estrutura das salas de aulas, para que sejam construídas em locais mais silenciosos ou com melhor acústica.

(com Agência Brasil).