Revista Encontro

Mercado

Anvisa proíbe cinco marcas de alisantes de cabelo

Saiba quais são os produtos que não podem ser comercializados no Brasil

Encontro Digital
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de proibir a comercialização de cinco marcas de alisantes de cabelo.
Segundo a Anvisa, o motivo para a proibição desses produtos é a presença de formol em níveis fora do limite tolerado pela legislação vigente.

O formol é uma substância considerada cancerígena. Conforme a agência, a presença em doses acima do tolerado dessa mistura de formaldeido com água pode causar problemas de saúde, seja pelo contato com a pele, com os olhos ou pela inalação.

Confira, abaixo, os produtos que não podem mais ser comercializados:


As análises da presença irregular de formol foram realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco.

Com a decisão da Anvisa, os produtos não devem ser distribuídos, divulgados, comercializados e nem utilizados.

A Vigilância Sanitária esclarece que, por causa do aspecto tóxico, o uso de formol em produtos cosméticos é limitado, sendo permitido apenas como um conservante, na concentração de até 0,2%, mas nunca como alisante. "O contato com essa substância pode levar à irritação da pele, dor e queimaduras.
Já a inalação pode causar irritação na garganta, tosse, diminuição da frequência respiratória e mesmo pneumonia", esclarece a Anvisa.

Naturelle

Também foi suspenso o produto alisante Royal Power Organic Protein Naturelle da empresa Naturallmix Cosméticos LTDA – ME. A empresa chegou a notificar o produto na Anvisa, mas deveria ter feito a solicitação de registro, já que os alisantes precisam ser avaliados previamente antes de chegar ao mercado.

(com Ascom da Anvisa).