Revista Encontro

Comportamento

Descubra qual é a cor menos atraente do mundo

Estudo australiano criou uma embalagem de cigarro com tonalidade que afasta os consumidores

João Paulo Martins
Já ouviu falar na cor mais feia do mundo? Ela é uma espécie de verde-oliva escuro, mais conhecida como 448C da escala Pantone.
A decisão de considerar essa tonalidade a menos atraente se deu após uma consulta feita pelo governo da Austrália à agência de pesquisa de mercado GfK Bluemoon.

Durante três meses de trabalho, um grupo consultivo de acadêmicos e pesquisadores de mercado foi convidado pelas autoridades australianas de saúde para uma tarefa incomum: projetar um maço de cigarro que, em vez de atrair consumidores, fizesse o efeito oposto. "Ele tinha como objetivo o contrário do que é nosso trabalho habitual", diz a pesquisadora de mercado Victoria Parr, da GfK Bluemoon, que liderou o projeto, em entrevista ao jornal local Brisbane Times. "Não quisemos criar embalagens atraentes para conquistar clientes. Em vez disso, nosso papel era ajudar os fumantes a reduzir a demanda. O objetivo final era minimizar o uso do produto", completa a especialista em publicidade.

Agora, na Austrália, quando os cigarros comuns chegarem às prateleiras, possivelmente no dia 1º de dezembro, eles serão padronizados com a embalagem "marrom-escura" com grandes advertências gráficas de saúde e os nomes das marcas dos fabricantes escritos em uma pequena fonte genérica – grande o suficiente para ser lida à distância de um metro.

O relatório da GfK Bluemoon foi obtido por meio de sete estudos, envolvendo mais de mil fumantes regulares, com idades entre 16 e 64 anos. Os participantes da pesquisa indicaram que os pacotes "marrom escuro"' tinham o menor apelo global e pareciam conter cigarros de menor qualidade, o que causaria mais dano à saúde.

Os pesquisadores avaliaram outras cores, como verde-limão, branco, bege, cinza escuro e mostarda. Mas, nenhuma delas se aproximou da Pantone 448C em termos de capacidade de "minimizar o apelo" e "maximizar o prejuízo percebido".

O castanho escuro até chegou perto, mas acabou por ser descartado porque foi considerado por alguns como "rico" e "de luxo".
A cor verde-oliva média também foi deixada de lado mais tarde, por ser comparada ao "ouro" e, portanto, ser vista como "elegante".

Por sua vez, a Pantone 448C "era comumente descrita como 'morte', 'suja' ou 'alcatrão' , sem nenhum adjetivo positivo", comenta Victoria Parr.
A cor Pantone 448C foi considerada a menos atraente por pesquisadores australianos - Foto: .