Revista Encontro

Brasil

Anvisa proíbe lentes coloridas usadas por cosplayers

O acessório da marca Nipon Cosplay não é permitido no Brasil

João Paulo Martins
Atualmente, é muito comum ver jovens fantasiados como personagens de jogos eletrônicos ou de mangás japoneses.
Eles são chamados de cosplayers. Muitos deles costumam optar pelo uso de lentes de contato coloridas como forma de compor o visual cartunesco. O problema é que nem sempre esse tipo de acessório é regulamentado no Brasil. É o caso das lentes Nipon Cosplay, que foram proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (anvisa).

Na quinta-feira, dia 19 de abril, a Anvisa publicou a Resolução nº 958, no Diário Oficial da União (DOU), informando a proibição do comércio das lentes de contato coloridas que eram disponibilizadas pelo site da Nipon Cosplay – de propriedade da empresa Karine Soares Silva Cosplay-ME. O portal dedicado ao universo otaku (expressão japonesa para quem é muito fã) também vende fantasias e outros adereços para os cosplayers.

"Após comprovação de que os produtos eram divulgados e comercializados sem cadastro ou registro, a Anvisa determinou a proibição da comercialização, divulgação e o uso das lentes de contato coloridas Nipon Cosplay, em todo o território nacional", informa a agência.

Ainda segundo a Vigilância Sanitária, além da falta de registro sanitário dos acessórios, a empresa também não tem autorização de funcionamento.

(com portal da Anvisa).