Revista Encontro

Saúde

Idosos devem prestar atenção à saúde bucal

O avanço da idade também modifica vários aspectos da boca

Da redação com assessorias
Estimativas apontam que 38 milhões de brasileiros devem ser considerados idosos em 2027.
Além da experiência adquirida ao longo do tempo, a terceira idade também é acompanhada de mudanças no organismo. A diminuição da massa muscular e óssea e a baixa imunidade são dois exemplos. Com isso, é preciso que a pessoa tenha atenção redobrada com a saúde, incluindo a bucal.

Segundo a dentista Rosane Menezes Faria, da Caixa Seguradora, certos problemas bucais são mais propensos a aparecer nos idosos, como a cárie de raiz, a periodontite e a gengivite. "Além de possíveis lesões nas antigas restaurações, o avanço da idade diminui gradativamente a produção de saliva que contêm nutrientes importantes para os dentes, como cálcio e fosfato", comenta a especialista. A falta de saliva também contribuí para o aumento do mau hálito e da xerostomia ou boca seca, que pdoe ser agravada pelo uso de alguns medicamentos.

Para auxiliar na prevenção das doenças bucais comuns na terceira idade, a dentista lembra que é preciso estimular a produção de saliva. "Para tanto, nada melhor do que beber água constantemente. Além disso, para manter os dentes saudáveis, a alimentação deve ser rica em fibras, grãos, frutas, verduras e legumes.
A consulta ao dentista também deve ser mais frequente na terceira idade", afirma Rosane faria.

A especialista recomenda que os idosos façam a escovação três vezes ao dia, pelo menos, e sem muita pressão para não machucar a gengiva e desgastar os dentes, usando creme dental com flúor e fio dental, especialmente à noite. "Escovas com cerdas duras devem ser descartadas", alerta. Caso a pessoa tenha movimentos limitados, o recomendado é fazer adaptações como engrossar o cabo da escova com resina ou utilizar os modelos elétricos. "Se estiver acamada, o cuidador, o enfermeiro ou os familiares terão de se responsabilizar pela higiene oral", afirma a dentista.

Para os idosos que utilizam prótese, algo relativamente comum para quem está com a idade avançada, também são necessários alguns cuidados. "A higiene da prótese deve ser feita com ela fora da boca, com escova macia e pasta especial. É importante limpar todos os lugares da prótese e não usar água quente, pois pode danificá-la", orienta Rosane. Antes de dormir, a prótese deve ser retirada e colocada em um copo com água e uma colher de agua sanitária, para manter o acessório livre de micro-organismos.

è rpeciso também estar atento ao estado de conservação da prótese. Ela não é feita para durar a "vida toda", como esclarece a dentista..