Revista Encontro

Saúde

Comprovada a eficácia de teste rápido para leptospirose

O exame Dual Path Plataform foi criado pela Fiocruz e obteve ótimo resultado numa pesquisa recente

Encontro Digital
Uma equipe liderada pelo pesquisador Guilherme Ribeiro, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da Bahia, avaliou a eficácia de diferentes exames diagnósticos da leptospirose, doença transmitida por animais, especialmente ratos que vivem nos esgotos, e que é causada por uma bactéria.
A avaliação incluiu o teste rápido chamado Dual Path Plataform (DPP, ou Plataforma de Caminho Duplo, em tradução livre), que é capaz de dar o resultado em apenas 20 minutos, e que foi desenvolvido por pesquisadores da Fiocruz do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), em conjunto com a Chembio Diagnostics, dos Estados Unidos. O resultado do estudo foi publicado na revista científica PLOS Neglected Tropical Diseases.

Os cientistas examinaram pacientes internados no Hospital Couto Maia, centro de referência em doenças infecciosas em Salvador (BA), que atende cerca de 90% dos casos de leptospirose na capital baiana e na região metropolitana. O estudo incluiu 98 participantes com manifestações clínicas compatíveis com a leptospirose, como febre de início agudo, falha renal, icterícia, hepatite aguda, hemorragia espontânea e síndrome da diarreia ou constipação associada a febre e dor abdominal. Além destes, alguns pacientes apresentaram meningite asséptica, síndrome que pode, eventualmente, ser causada pela bactéria Leptospira.

Os pacientes incluídos na pesquisa tiveram o diagnóstico definitivo de leptospirose confirmado ou afastado por meio de testes de referência (hemocultura para isolamento da bactéria no sangue dos participantes; e microaglutinação, uma análise sorológica da presença de anticorpos aglutinantes no soro de pessoas infectadas). Além disso, os participantes foram testados pelo DPP e pelo método de detecção de anticorpos IgM contra leptospirose por meio do Elisa (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay). Os pesquisadores compararam os diagnósticos do DPP e do Elisa àqueles obtidos com os exames de referência a fim de determinar o desempenho de cada um dos testes avaliados.

O estudo concluiu que o teste DPP apresentou um desempenho em diagnosticar corretamente casos de leptospirose equivalente àquele observado no Elisa-IgM, com a vantagem de ser uma opção portátil, mais simples e rápida do que o exame muito usado na detecção do vírus HIV. Além disso, o teste criado pela Fiocruz foi capaz de identificar, corretamente, a presença da meningite asséptica em quatro de cinco pacientes com o problema, vinculado à leptospirose.
Segundo os cientistas, os achados são importantes, pois expandem as opções para o diagnóstico rápido da leptospirose, agilizando também o tratamento.

(com Agência Fiocruz).