Revista Encontro

Brasil

Criminosos criam novo golpe usando o nome da Receita Federal

Pessoas que pediram empréstimo recebem uma correspondência falsa cobrando IOF da operação financeira

Encontro Digital
Mais um golpe está sendo praticado no Brasil.
Os criminosos estão usando o nome da Receita Federal para lesar pessoas que contraram empréstimo pessoal em instituições financeiras. De acordo com o Fisco, uma falsa notificação enviada pelos Correios exige do contribuinte o pagamento de uma taxa do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) para um suposto desbloqueio do valor do empréstimo junto a uma financeira qualquer.

O documento, falso, alega que o crédito ou financiamento só será desbloqueado mediante o recolhimento do imposto. Na correspondência, atribuída a um auditor-fiscal da Receita Federal, há dados bancários para depósito, além de assinatura falsificada.

O Fisco alerta que não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência. "O recolhimento do IOF é feito exclusivamente via Documento de Arrecadação de Receitas Federais . Ademais, a cobrança e o recolhimento do IOF são efetuados pelo responsável tributário, ou seja, pela instituição que conceder o crédito", informa o órgão, em nota enviada à imprensa.

Também é possível identificar o golpe porque os estelionatários envolvidos no esquema costumam cometer erros de português, apresentar informações confusas ou incorretas, além orientações desencontradas. "Esses são alguns dos indícios de que a correspondência pode ser falsa", orienta a Receita.

Os contribuintes que forem vítimas desse golpe podem comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal, pessoalmente, ou enviar denúncia à Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda, pela internet.

(com Agência Brasil).