O modelo foi criado a partir do 488 GTB e, por isso, tem o mesmo chassi e motorização: motor V8 bi-turbo de 670 cv. Porém, o SP38 traz um estilo bem diferente, pensado pelo Centro de Design da Ferrari.
A montadora italiana não revelou o nome do cliente especial que solicitou esse veículo exclusivo nem o valor de marcado – para se ter uma ideia, o 488 GTB foi lançado por cerca de R$ 820 mil (sem impostos). Ainda assim, segundo a Scuderia Ferrari, que também é uma das principais equipes da Fórmula 1, o SP38 "reflete a visão específica de um cliente com uma paixão profunda por competição. O resultado é um modelo que pode ser pilotado tanto na pista como na estrada".
A tradicional pintura vermelha metalizada dos carros da marca do "cavallino rampante" (cavalo empinado) possui três camadas e foi inspirada no sucesso de vendas F40, produzido entre 1987 e 1992. Embora não tenha o aerofólio avantajado, o SP38 concentra grande parte de seu peso na parte traseira, mas é rebaixado na dianteira, o que lhe dá um visual ágil e "feroz".
Os faróis dianteiros foram pensados para ajudar na eficácia aerodinâmica, segundo a equipe de design. Além disso, o novo e exclusivo modelo não possui vidro traseiro, que se transformou em parte da carroceria, mas com três entradas de ar em forma de "grandes cortes horizontais".