Revista Encontro

Bem-estar

Você senta de forma correta na frente do computador?

A postura inadequada pode causar inúmeros danos à saúde musculoesquelética

Da redação com assessorias
Se você trabalha sentado, fazendo um cálculo rápido e contabilizando o tempo gasto no deslocamento e na intervalo do almoço, pode ficar cerca de 11 horas por dia nessa posição.
Ou seja, em 70% do dia você acaba ficando sentado. O problema é que o corpo humano não foi feito para ficar parado e muito menos, nessa posição durante tantas horas. Essa postura traz inúmeros malefícios para a saúde.

Segundo a fisioterapeuta Walkiria Brunetti, o ruimé que o corpo acaba se adaptando às posturas incorretas, porque o cérebro se acostuma. "Chega um momento em que o cérebro entende que aquela postura está boa ou se tornou um hábito para aquela pessoa porque não a incomoda. Mas, os efeitos da má postura irão se acumular e podem causar sérios problemas na saúde musculoesquelética", esclarece a especialista.

A fisioterapeuta comenta os erros mais comuns na hora de sentar:


Vícios de postura

A fisioterapeuta lembra ainda que, quem trabalha sentado por muito tempo, deve criar o hábito de se levantar a cada 40 minutos, fazer um alongamento e uma pequena "caminhada", como para beber água, por exemplo.

Mas, para quem já está sofrendo as consequências da postura errada, existem tratamentos que não envolvem medicamentos ou cirurgias. "Podemos trabalhar com a Reeducação Postural Global . Depois, uma ótima indicação seria o paciente praticar Pilates. O método é excelente para a postura, assim como fortalece os músculos do core que dão estabilidade para a coluna, o que também ajuda a adotar posturas mais saudáveis", diz Walkiria Brunetti.

Abaixo, a especialista dá dicas para se sentar de forma correta:

.