Revista Encontro

Internacional

Bunker nazista de 100 km de extensão é atração na Polônia

Vídeo mostra o interior da fortaleza Regenwurmlager

João Paulo Martins
Para quem é fanático pelas memórias da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), uma dica de passeio é conhecer a fortaleza subterrânea intitulada Regenwurmlager (campo minhoca, em tradução livre), um bunker militar nazista localizado na cidade de Miedzyrzecz (Meserici), na Polônia.

Construída em 1940, a estrutura esconde um intrincado conjunto de construções subterrâneas usadas como instalações de treinamento para soldados e como armazém para armamentos do exército de Adolf Hitler – a famosa Wehrmacht.

O bunker fica a cerca de 320 km de Berlim e fazia parte de um sistema de defesa criado pelo governo alemão nazista na década de 1930.
O local fazia parte da Polônia controlada pela antiga Prússia.
- Foto: Sarunas Jasiukevicius e Gytis Burauskas/Jasiukevicius.lt/Reprodução
Na parte externa do Regenwurmlager existem espécies de torres de concreto pintadas de verde, que serivam de proteção para o bunker. Mas, a parte mais incrível dessa obra nazista fica no subsolo, formado por um sistema de túneis e salas que compreendem 100 km de extensão, tudo fora do alcance das bombas aliadas (exércitos dos Estados Unidos, da Inglaterra e da Rússia).

Um centro de informações e um salão secreto também parecem ter sido construídos para membros das forças de Hitler. No final da Segunda Guerra, enquanto os combatentes inimigos estavam se aproximando das tropas alemãs nazistas, a fortaleza foi abandonada e eventualmente descoberta por soldados soviéticos durante a caminhada para libertar Berlim.

Mesmo com os rumores de que a fortaleza ainda contém armadilhas escondidas projetadas para matar ou mutilar intrusos indesejados, hoje os túneis são uma atração turística muito popular.

Assista, abaixo, a uma visita ao bunker Regenwurmlager:


(com Agência Sputnik)
.