Revista Encontro

Astronomia

Jeff Bezos diz que fará de tudo para colonizar a Lua

CEO da Amazon quer construir uma colônia em nosso satélite com ou sem o apoio da Nasa

João Paulo Martins
Durante palestra realizada na International Space Development Conference 2018 (Conferência Internacional de Desenvolvimento Espacial), evento sediado em Los Angeles, nos Estados Unidos, entre os dias 24 e 27 de maio, o empresário e visionário americano Jeff Bezos, fundador da Amazon (comércio eletrônico) e da Blue Origin (aeroespacial), revelou que pretende criar uma espécie de "colônia" na Lua.

"A Terra não é um lugar muito bom para trabalharmos com indústria pesada.
Ela é conveniente por enquanto, mas, num futuro não muito distante, estou falando de décadas, talvez 100 anos, deverá ser mais fácil realizar no espaço a maioria das coisas que, hoje, fazemos na Terra", diz Bezos.

Ao contrário de seu "concorrente", Elon Musk, criador da SpaceX, que pretende enviar uma missão para Marte já em 2024, a intenção do CEO da Blue Origin é povoar nosso satélite natural, que possui radiação solar suficiente, assim como gelo depositado nos polos (fonte de água em potencial).

Para levar a cabo sua ideia, Jeff Bezos planeja construir uma base lunar intitulada Blue Moon, em parceria com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). Ainda que a Nasa não aceite essa "proposta desafioadora", o bilionário americano diz que pode ir em busca do apoio de outras agências espaicias internacionais que também tenham interesse na colonização da Lua. Por exemplo, a Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês), que já pretende enviar um satélite para analisar o lado escuro do nosso satélite e testar o plantio de sementes de mostarda no solo lunar, pode ser uma aliada futura de Bezos.

Claro que a construção de uma base para que humanos possam viver na Lua é muito mais complexo do que a missão Apolo 11, da Nasa, que levou os primeiros astronautas para o satélite da Terra – o foguete Saturno V era tripulado por Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins. Ainda assim, o dono da Amazon diz que fará de tudo para ter sucesso no seu "plano lunar"..