Revista Encontro

Bem-estar

Blue Majik: a nova moda do mundo fitness

Substância vem da spirulina, deixa os alimentos azuis e é rica em antioxidantes

João Paulo Martins
A nova "moda" entre o público fitness, especialmente nos Estados Unidos, é consumir produtos naturais associados à "Blue Majik".
A substância, apresentada na forma de pó, é proveniente da alga marinha Arthrospira platensis (spirulina)e vem ganhando destaque por seu alto teor antixoidante e de nutrientes – sem falar na bela tonalidade azul piscina que deixa bebidas e iogurtes mais interessantes.

"A spirulina é, muitas vezes, apontada como uma das comidas nutricionalmente mais ricas do mundo", diz a nutricionista e personal trainer americana Kara Griffin, em entrevista para o blog The Thirty. "Ela é rica em aminoácidos, vitaminas e minerais como cobre, ferro, riboflavina (B2) e tiamina (B1), para citar alguns", completa a especialista.

Alguns estudos também sugerem que, devido ao alto teor antioxidante (que ajuda na inflamação), a spirulina pode ser uma ótima ferramenta no combate ao câncer e outras doenças. "A quantidade de nutrientes significa que o alimento pode trabalhar para curar muitos desequilíbrios de uma só vez, e eu amo a spirulina por esse motivo", comenta a nutricionista ao blog americano.

Apesar da Blue Majik ser proveniente de spirulina, elas não são exatamente a mesma coisa. "Blue Majik é uma ficocianina derivada da spirulina. Você poderia dizer que é o ingrediente ativo da spirulina", explica Kara Griffin. Justamente o poder antioxidante desse pigmento é que dá à spirulina a capacidade de combater as inflamações no organismo.

A especialista esclerece ainda que ao consumir o antioxidante concentrado, ele traz benefícios surpreendentes para a saúde. Você está, teoricamente, obtendo uma quantidade ainda maior de vitaminas e nutrientes em relação à espirulina comum.
Mas, Griffin deixa claro que as duas formas da cianobactéria são ótimas para o organismo, então, não é um problema optar pela Blue Majik apenas pela estética que ela proporciona.

"Eu tomo diariamente em forma de pílula, mas você pode facilmente incorporá-la a vitaminas, smoothies, iogurte sem açúcar ou leite desnatado, pudim de sementes de chia, aveia ou kombucha ", diz a nutricionista americana..