Revista Encontro

Tecnologia

Brasil está na 64ª colocação entre os países mais inovadores

Nosso país subiu cinco posições em ranking da ONU

Encontro Digital
Segundo levantamento da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, órgão vinculado à ONU, e divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça, dia 10 de julho, o Brasil está no 64º lugar do ranking mundial de inovação.
O país ganhou cinco posições em relação ao ano anterior, quando ficou em 69º na listagem internacional.

A liderança do ranking está com a Suíça. O país é seguido por Holanda, Suécia, Reino Unido, Cingapura, Estados Unidos, Finlândia, Dinamarca, Alemanha e Irlanda. Entre os países de renda média-alta, o destaque é a China, seguida por Malásia, Bulgária, Croácia e Tailândia. Entre os de renda média-baixa, os mais bem posicionados foram Ucrânia, Vietnã e Moldávia. Já nos países de renda baixa, alcançaram melhor desempenho Tanzânia, Ruanda e Senegal.

O Brasil foi classificado na categoria das nações de renda média-alta, ocupando a 15ª posição neste grupo. Dentro da região latino-americana, o país está apenas na 6ª colocação.

Em relação ao ranking dos chamados insumos de inovação, o Brasil ocupa a 58ª posição. Neste indicador, são levados em consideração itens como instituições, capital humano, pesquisa, infraestrutura e sofisticação de mercado e negócio.
No ano anterior, nosso país havia conquistado o 60º lugar.

Os melhores índices registrados pelo Brasil estão nos quesitos de gastos em educação (23º colocado); investimento em pesquisa e desenvolvimento (27º); gasto de empresas com pesquisa e desenvolvimento (22º); e qualidade das universidades (27º). Os autores também destacam nossa capacidade de absorção de conhecimento (31º); pagamentos em propriedade intelectual (10º); importações de alta tecnologia (23º); e escala de mercado (8º).

Já os pontos fracos do país foram relatório nas instituições (82º); ambiente de negócios (110º); facilidade de abertura de negócios (123º); graduados em engenharias e ciências (79º); crédito (104º); e a formação de capital bruto (104º).

Produtos e inovação

Já em relação aos produtos inovadores, o Brasil aparece no 70º lugar. Nesta categoria são considerados os produtos científicos e tecnológicos e indicadores relacionados a eles, como patentes e publicações em revistas e periódicos acadêmicos. O índice subiu em relação ao ano anterior, quando ficamos na 80ª colocação.

No índice de eficiência de inovação, o Brasil pulou para a 85ª posição. Este indicador mede o quanto um país consegue produzir tecnologia frente aos insumos, condições institucionais e estrutura de capital humano e pesquisa. Neste quesito foi registrada a maior diferente na comparação com 2017, quando a posição conquistada foi a de número 100.

(com Agência Brasil).