Revista Encontro

Internacional

Parece cena de filme: acidente com bactéria perigosa causa evacuação de parte de universidade

Um funcionário deixou cair um pote com tuberculose numa instituição americana

João Paulo Martins
Uma cena típica de filmes de ação ou suspense foi registrada nos Estados Unidos no início de julho: funcionário do hospital da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland (EUA), acabou deixando vazar, de forma acidental, durante o transporte, uma pequena quantidade da bactéria Mycobacterium tuberculosis, causadora da tuberculose, uma das doenças mais mortais do mundo.
Assim que foi relatado, o incidente provocou, inicialmente, a evacuação de vários edifícios da instituição de ensino. A informação foi divulgada pelo canal de TV local WBAL.

De acordo com a reportagem divulgada pela emissora americana, o incidente envolveu um pequeno frasco de uma amostra congelada de tuberculose que caiu no chão e a tampa acabou saindo. A queda ocorreu na ponte interna que conecta os dois edifícios do Centro de Pesquisa Sobre o Câncer, do hospital universitário – é uma área de acesso restrito a pessoas de fora. Logo após o acontecimento, o alarme de emergência foi acionado e os funcionários, evacuados.

"A unidade de bombeiros e de resgate da cidade de Baltimore iniciou os protocolos de hazmat e, por precaução, ambos os prédios de pesquisa foram evacuados. Autoridades de segurança pública e especialistas em doenças infecciosas limparam os prédios e a evacuação foi suspensa", informa a Universidade John Hopkins em comunicado enviado à versão americana do blog Gizmodo. "Confirmamos que não havia risco para ninguém no campus. Queremos agradecer aos nossos funcionários pela rápida resposta à situação, bem como ao Corpo de Bombeiros de Baltimore", completa a nota da instituição.

A doença

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a tuberculose é a nona maior causa de morte em todo o mundo.
Em 2016, mais de 1,6 milhão de pessoas foram vítimas da doença no mundo – são mais de 10 milhões de tuberculosos. Brasil está entre os 20 países com o maior número de casos, conforme a OMS.

Em nosso país, segundo o Ministério da Saúde, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil novos casos de tuebrculose, com cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da doença.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva, informa o ministério. "Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, como tosse por três semanas ou mais, seja investigado. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço ou fadiga", diz texto publicado no site da pasta.

A principal forma de tratamento da tuberculose é por meio de medicamentos, que devem ser administrados de forma rigorosa. "A tuberculose tem cura e o tratamento, que dura no mínimo seis meses, é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde ", afirma o Ministério da Saúde..