Revista Encontro

Brasil

BNDES espera retomar investimentos em infraestrutura

A expectativa é que sejam atraídos investidores privados

Encontro Digital
Estimativa feita por Dyogo Oliveira, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aponta para um crescimento médio de 13%, nos próximos três anos, dos investimentos em infraestrutura no país.
O dado foi divulgado nesta terça, dia 14 de agosto, em evento realizado em São Paulo (SP).

"Temos uma retomada dos investimentos com crescimento considerável", avalia Dyogo. O BNDES atua como principal financiador de infraestrutura no Brasil, oferecendo linhas de longo prazo, que são as mais adequadas para esse tipo de projeto.

Para o presidente do banco, há uma confiança de que será possível atrair recursos do setor privado, de possíveis investidores. "Há mais de 30 anos temos atraído para a gestão da infraestrutura. Agora precisamos para o financiamento da infraestrutura", diz Dyogo Oliveira.

Uma das ferramentas para favorecer os investimentos privados, segundo o BNDES, é a criação de uma área de estruturação de projetos dentro da instituição. Isso surgiu após a saída de empresas e construtoras responsáveis pelas grandes obras, em razão de impedimentos judiciais. Oliveira elenca a necessidade de marco regulatório, da melhora do ambiente de negócios e de segurança jurídica.

"A deficiência principal é no setor de saneamento. Não dá para ter competência municipal, empresas estaduais e funding federal, não dá mais.
Se for preciso, uma emenda constitucional", afirma o presidente do BNDES.

Para ele, os "deploráveis índices de cobertura de rede de saneamento no Brasil" estão ligados à dificuldade regulatória no país.

(com Agência Brasil).