Revista Encontro

Saúde

Unha-de-gato pode ajudar a tratar os efeitos da obesidade

Isso segundo pesquisa realizada na USP com camundongos

Encontro Digital
Uma pesquisa liderada pela professora Carla Carvalho, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, descobriu que o consumo de extrato da planta unha-de-gato (Uncaria tormentosa), típica da região da Amazônia, melhora os sintomas da obesidade.
O trabalho, realizado com cobaias, foi publicado na revista científica Scientific Reports.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com obesidade no mundo quase triplicou desde 1975, atingindo 650 milhões em 2016. Atualmente, o excesso de peso é responsável por mais mortes do que a desnutrição ou os acidentes de trânsito, inclusive no Brasil.

Além de causar entupimento dos vasos sanguíneos, a obesidade também está ligada ao desenvolvimento de duas condições graves: diabetes tipo 2 e resistência à insulina (hormônio que regula o nível de açúcar no sangue).

Embora os especialistas concordem em que a melhor forma de combater o excesso de peso é a prevenção, existe uma grande demanda por medicamentos que melhorem a saúde e a qualidade de vida das pessoas que já padecem com a obesidade. Porém, são poucos os remédios existentes no mercado e eles apresentam vários efeitos colaterais indesejados.

O estudo a USP se voltou justamente para a fitoterapia – plantas com propriedades terapêuticas. Para tanto, os pesquisadores analisaram os fitoterápicos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil.

"É conhecido que o diabetes tipo 2, associado à obesidade, tem como base uma condição inflamatória subclínica . A ideia então foi muito simples: usar um anti-inflamatório dos fitoterápicos da lista e ver se ele poderia ter algum efeito na resistência à ação da insulina associada a obesidade", comenta Carla Carvalho.

O fitoterápico escolhido foi a unha-de-gato (Uncaria tormentosa), um cipó presente em florestas tropicais. Considerada uma erva medicinal por algumas populações amazônicas, já era sabido que a planta continha substâncias com propriedades anti-inflamatórias. Porém, ninguém havia estudado ainda os efeitos benéficos no tratamento da obesidade.

Teste

O extrato de unha-de-gato foi testado em dois modelos de obesidade em camundongos.
No primeiro, as cobaias foram alimentadas com uma dieta gordurosa durante 12 semanas, de forma a produzir animais obesos. No segundo caso, foram utilizados os chamados camundongos com mutação genética que afeta a produção da leptina, hormônio que inibe a fome. Ao carecer de leptina, os camundongos estão sempre famintos, comem em excesso e ficam obesos poucas semanas após nascer, mesmo com uma dieta normal.

Cinco dias de consumo do extrato de unha-de-gato foram suficientes para que alguns efeitos positivos fossem detectados, especialmente no caso dos camundongos sujeitos à dieta rica em gordura. Dentre outras coisas, quando o consumo excessivo de lipídios foi acompanhado do extrato de unha-de-gato, os animais engordaram menos apesar de ingerir a mesma quantidade de comida. Além disso, o consumo da planta também melhorou a sensibilidade à insulina nesses animais.

No caso dos camundongos modificados geneticamente, o tratamento com unha-de-gato não alterou o peso dos animais e o efeito foi menor em relação à insulina. Porém, em ambos os modelos, o tratamento produziu grandes melhorias no fígado, que é responsável pelo metabolismo. Tanto a inflamação como o acúmulo de gordura (esteatose), dois efeitos caraterísticos da obesidade nesse órgão, foram reduzidos após o tratamento.

"A Uncaria, por só cinco dias nos animais, foi capaz de transformar uma esteato-hepatite incipiente em uma esteatose sem inflamação. Diminui o grau da doença gordurosa hepática", explica a professora da USP.

Agora, os pesquisadores estão procurando colaboradores para que sejam avaliados os resultados em humanos.

(com Jornal da USP).