Revista Encontro

Bem-estar

Que tal pegar no sono em apenas dois minutos?

Conheça a técnica que é usada até por militares americanos

Marcelo Fraga
Uma pesquisa realizada em julho do ano passado pela Associação Brasileira do Sono revelou que mais de 36% dos brasileiros têm insônia.
Apesar de existirem muitos medicamentos que prometem ajudar a tratar o problema, a grande maioria possui sérios efeitos colaterais, incluindo a possibilidade de vício.

Entretanto, existe uma alternativa para induzir o sono sem a utilização de qualquer substância química, segundo matéria publicada pelo site da revista americana Teen Vogue. Neste caso, trata-se de uma técnica que já é usada por militares dos Estados Unidos e que promete fazer com que a pessoa consiga dormir em apenas dois minutos.

Ainda conforme a versão juvenil da famosa revista de moda, o procedimento "milagroso" contra a insônia foi divulgado pela primeira vez no livro Relaxe e Vença, do escritor e treiandor americano Lloyd Bud Winter, publicado em 1981. O índice de eficácia da técnica seria de 96%. Ela consiste, basicamente, em dois passos simples: limpar a mente e imaginar cenas ou situações específicas.

No primeiro passo, você deve tentar relaxar os músculos do rosto, incluindo a língua e os que se localizam na mandíbula e ao redor dos olhos. Em seguida, é preciso abaixar os ombros o máximo possível e relaxar os braços, um de cada vez. Por fim, é necessário inspirar e expirar profundamente, relaxando o peito e as pernas – primeiro as coxas e, em seguida, as panturrilhas.

Já a segunda parte da técnica consiste na realização de uma destas três ações mentais: imaginar que está deitado numa canoa que navega tranquilamente por um lago sob um céu límpido e azul; pensar que está repousando numa rede de veludo preto em meio a uma sala escura; repetir mentalmente a frase "não pense" durante 10 segundos.

Caso a técnica militar americana não funcione, a Teen Vogue cita algumas dicas da Fundação Nacional do Sono dos EUA para dormir com mais facilidade:

.