Revista Encontro

ELETRICIDADE

Confira dicas para instalar luzes de Natal na parte de fora da casa

Engenheiro eletricista explica perigos ocultos na decoração natalina em áreas externas

Da redação
- Foto: Pexels
O fim de ano está aí e muitas famílias preparam os enfeites de Natal nas fachadas, grades e muros das casas, especialmente as famosas luzes pisca-pisca, que dão um colorido especial à noite. Porém, a utilização desses enfeites requer alguns cuidados devido ao risco de choques, curtos-circuitos e incêndios.

Segundo o engenheiro eletricista Demetrio Aguiar, da Cemig, é importante usar produtos de boa qualidade com isolamento elétrico e que sejam testados e certificados pelo Inmetro. As lâmpadas de LED são as mais recomendadas, pois são econômicas e não aquecem.

"Instalações feitas de forma incorreta são perigosas e podem provocar choque elétrico e princípios de incêndio. A instalação dos enfeites deve ser feita de forma segura, de acordo com a especificação técnica de cada aparelho e, principalmente, evitando-se as gambiarras", comenta o especialista.

Ele esclarece que são consideradas gambiarras as instalações que utilizam diversos fios e adaptadores (benjamins ou "Ts") para realizar a ligação de diversos enfeites em uma única tomada. "Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípio de incêndio", completa Demetrio Aguiar.

A instalação de ornamentos luminosos em áreas externas merece atenção devido à exposição a elementos naturais, como vento e chuva. O engenheiro da Cemig alerta para a necessidade de proteção dos pontos das conexões e tomadas, além da distância de 1,5 m da rede elétrica, nos casos de instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores.

"Recomenda-se, ainda, instalar enfeites em locais fora do alcance das crianças e dos animais domésticos. Em caso de árvores de Natal com iluminação instaladas no chão, uma sugestão é criar uma barreira física com caixas embrulhadas de presentes para impedir o acesso aos enfeites elétricos", orienta o especialista.

Abaixo, outras recomendações da Cemig para evitar problemas com a decoração de Natal:

*Conteúdo publicado originalmente em 12/12/2018
.