Revista Encontro

CONTEÚDO PATROCINADO

Como o Senai apoia as indústrias com soluções cada vez mais inovadoras

Em entrevista em vídeo, assessor de direção do Senai, Carlos Bork, fala sobre importância do Centro de Inovação e Tecnologia

Alessandro Duarte


O Centro e Inovação e Tecnologia do Senai (CIT-Senai) é o responsável por diversas soluções usadas atualmente pela indústria, como janelas que não precisam de limpeza, tintas antipichação, embalagens feitas de amido e vidros capazes de absorver a luz do sol e transformá-la em energia.
São inovações que parecem ter saído de livros de ficção científica, mas já estão em uso nas indústrias do estado. "No início da década passada, a diretoria do Senai percebeu que muito mais do que prestar educação de qualidade e um serviço de alta performance, era preciso apoiar a indústria e o país na quarta revolução industrial”, afirma Carlos Bork, assessor de direção do Senai em Minas. "Antes, a indústria estava voltada a fazer mais com menos. Hoje, precisa fazer muito mais com muito menos.” Para Bork, o principal objetivo do CIT-Senai é oferecer às empresas parceiras novos materiais que possam ser utilizados em seus produtos e processos e que tragam qualidade, segurança e produtividade. Tudo isso com menos agressão ao meio ambiente. Na entrevista acima, ele fala também de como a pandemia do novo coronavírus afetou os trabalhos do centro e mostrou que, apesar de toda a tecnologia, o principal ativo da humanidade ainda é o ser humano. “Quando o ser humano precisou parar, tudo parou."
.