Revista Encontro

NEGÓCIOS

GPTW 2023 - Conheça as melhores empresas para trabalhar em Minas

Troféus foram entregues às companhias premiadas em cerimônia no Ouro Minas, na noite de quarta-feira (28 de junho)

Daniela Costa
- Foto: Freepik
Diversidade, inclusão, equidade e pertencimento. Sentimentos comuns aos funcionários das empresas eleitas as melhores para se trabalhar em Minas Gerais em 2023. Em sua 10ª edição, a consultoria global GreatPlaceToWork, que atua em 97 países apoiando organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação, traz dados reveladores para o estado. O ranking mineiro, realizado em parceria com a revista Encontro, contou com a participação de 255 empresas, com média de 32 anos de fundação, impactando 146.612 funcionários e premiando 72 organizações (21 empresas de pequeno porte, 31 de médio porte e 20 de grande porte). As corporações certificadas atingiram 70% no índice de confiança dos colaboradores avaliados através de questionário online. "Podemos observar um aumento no número de empresas inscritas em 37% e um aumento de 7% no número daquelas que concluíram toda a pesquisa. O que demonstra o interesse das empresas mineiras em ser bons lugares para se trabalhar", diz Caroline Maffezzoli, COO (ChiefOperating Officer) do GPTW.

Os dados ainda apontaram a forte presença de pessoas mais jovens no mercado de trabalho, com faixa etária predominante de 26 a 34 anos em 33% das empresas premiadas, e de até 25 anos de idade em 25% das participantes. Por outro lado, apenas 4% apresentaram colaboradores com mais de 55 anos.
A escolaridade é outro fator de destaque, com 50% das instituições tendo funcionários com apenas ensino médio completo ou menos. Ao mesmo tempo em que, em 22% delas, os trabalhadores possuem ensino superior completo e 16% pós-graduação. A pesquisa também apurou que a participação feminina no mercado de trabalho mineiro tem se ampliado – 52% dos colaboradores são do sexo feminino. Apenas 8% das empresas premiadas, contudo, são lideradas por elas.

Cada vez mais, os profissionais buscam oportunidades de emprego em empresas nas quais tenham identificação com a missão, valores e propósitos do negócio. A cultura organizacional se tornou um dos critérios de avaliação dos melhores talentos do mercado de trabalho. Entre os principais motivos para permanecer no trabalho estão a oportunidade de crescimento, a qualidade de vida e o alinhamento de valores próprios com os das instituições. "Tivemos um aumento considerável no CultureAudit, avaliação e análise da cultura organizacional", diz Caroline. Não por acaso, 33% das empresas indicaram crescimento na área de Recursos Humanos. O que corrobora com o resultado da pesquisa de clima da GPTW, revelando que os colaboradores das premiadas têm orgulho de onde atuam e se sentem seguros e bem recebidos, independentemente de sua cor, etnia, orientação sexual ou idade.

No ranking mineiro, 98% deles afirmaram ser bem tratados, 97% disseram trabalhar em um lugar fisicamente seguro e 96% garantem ter orgulho de contar a outras pessoas onde trabalham. Outro dado surpreendente é que 95% dos entrevistados afirmaram ter gestores honestos e éticos na condução dos negócios, apontando o CEO como figura primordial para promover a diversidade e a inclusão. Outros atrativos apontados pela pesquisa são horário híbrido de trabalho, com 73% das premiadas optando pelo regime, e 76% confirmando que dispõem de horário flexível para funcionários na organização. As práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês) também tem sido levadas a sério: 96% possuem licença maternidade/paternidade para famílias homoafetivas, 77% possuem algum responsável por combater a discriminação e promover a diversidade e/ou inclusão e 53% oferecem licença para cuidar de uma criança ou um parente que está doente. Não menos importante, a saúde mental dos colaboradores é tida como fundamental para melhorar o clima organizacional e otimizar resultados.
Em 93% das organizações premiadas adotam práticas para garantir o bem-estar geral. 

Confira a lista das empresas premiadas (as três primeiras de cada categoria aparecem de acordo com a pontuação que alcançaram, e as demais em ordem alfabética)

Empresas com 30 a 99 funcionários

Cinnecta (1º)
SGA TI em Nuvem (2º)
Souza Gomes Imóveis (3º)
1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte
2º Tabelionato de Notas de Belo Horizonte
Cientec Aceleradora
Gesuas
Granto Seguros
GreenLegis
Grupo Lokamig
iCrop
Ipê Digital 
Lesta Atendimento
Most EspecialistTechnlogies
Obuc
Opinion Box
PHD Engenharia
SicoobCrediluz
Sophi
WatchGuard
Zero CarbonLogistics

Empresas com 100 a 999 funcionários

BHS (1º)
Efí (2º)
Cadence Design Systems do Brasil (3º)
A3 Data
Avvale Brasil Ltda
Braip
CemigSaúde
Emotion Studios
Enacom Handcrafted Technologies
eNotas
Fundação Libertas
Grupo Inter Aduaneira
Ioasys
JDC Tech &PeopleSicoobDivicred
Laboratório Sabin
Méliuz
Montreal Belo Horizonte
Prodap
Queima Diária
SicoobCredicopa
SicoobCredifor
SNC Lavalin
Supergasbras
Toro Investimentos
TQI
Turbo Brasil
Ubyfol 
Unicred Evolução
VerumPartners
YouxGroup

Empresas com 1.000 ou mais funcionários

Novo Nordisk (1º)
Sankhya Gestão de Negócios (2º)
Unidas Locadora (3º)
AeC Centro de Contatos
Afya Participações S/A
Alcoa Alumínio S/A
Algar Telecom
Banco Mercantil do Brasil
Editora e Distribuidora Educacional S/A
Energisa Minas Rio
Expresso Nepomuceno S/A
Grupo Carbel
Grupo Sada
Hotmart
Localiza
Lojas Zema
Mantiqueira Brasil
Patrus Transportes
Senac em Minas
Sotreq Minas Gerais
.