Espetáculo "MÃO, translação da casa pela paisagem" - Foto: Renato Mangolin/DivulgaçãoCom atrações gratuitas e diversidade de linguagens artísticas, Belo Horizonte recebe, nesta semana, uma programação cultural variada que vai de cinema ao ar livre e teatro documental a espetáculos de circo, palhaçaria e shows intimistas.
.
Confira abaixo algumas das atrações de a capital mineira recebe nesta semana
MÃO, translação da casa pela paisagem
Entre os dias 14 e 26 de maio, o pátio do CCBB BH recebe a performance gratuita "MÃO, translação da casa pela paisagem", dirigida por Renato Linhares. A intervenção une circo, dança, música e arquitetura em uma obra ao ar livre, na qual seis performers e um músico constroem ao vivo uma estrutura de 8 metros, refletindo sobre os rituais e o trabalho por trás do circo. A apresentação, com elementos coreográficos e acrobáticos, acontece às quartas, quintas, sextas e segundas, às 15h, e sábados e domingos, às 18h.
.
Espetáculo "Tá no Estatuto"
Espetáculo %u201CTá no Estatuto!%u201D estreia nos dias 16 e 17 de maio em BH - Foto: Igor Cerqueira/DivulgaçãoO Instituto Hahaha estreia o espetáculo de rua "Tá no Estatuto!" nos dias 16, na Praça Floriano Peixoto, e 17 de maio, na Praça José Venerando, em Belo Horizonte, usando a linguagem da palhaçaria para abordar, de forma lúdica e interativa, os direitos das crianças e adolescentes previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Com direção de Vinícius de Souza e performances que misturam música, improviso, dança e humor, a montagem propõe uma reflexão divertida e acessível sobre temas sérios como a violação de direitos, em sintonia com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). Após a estreia, o espetáculo percorrerá as regionais da cidade com apresentações gratuitas em praças e escolas, reforçando o compromisso do Instituto com a promoção de políticas públicas por meio da arte.
.
Festival Cine Pojichá
Filme "A Saga" - Foto: Thiago Fernandes/DivulgaçãoO Festival Cine Pojichá chega à 11ª edição de 13 a 18 de maio com sessões gratuitas de cinema ao ar livre em Belo Horizonte e Macacos (MG), exibindo 20 produções do audiovisual mineiro com o tema "Infâncias Plurais". As exibições acontecem em praças e centros culturais de cinco locais diferentes e contam com acessibilidade em Libras. A abertura, na Praça Duque de Caxias, inclui a exibição do filme O Menino no Espelho, em homenagem ao cineasta Guilherme Fiúza, e um debate sobre o cinema mineiro. O evento ainda promove oficinas, seminário sobre cineclubismo e bate-papos com realizadores. Criado pelo coletivo InCena, o festival homenageia os povos indígenas Pojichá e busca formar público e valorizar a produção cinematográfica regional.
.
Espetáculo "Capítulo 3: nem meu nome eu falo hoje"
Espetáculo "Capítulo 3: nem meu nome eu falo hoje" reflete sobre a ditadura militar - Foto: Igor Cerqueira/DivulgaçãoA Maldita Cia. de Investigação Teatral estreia o espetáculo "Capítulo 3: nem meu nome eu falo hoje" no Viaduto das Artes, em Belo Horizonte, com sessões gratuitas entre os dias 15 e 18 de maio. Inspirada no Relatório da Comissão da Verdade em Minas Gerais, a peça combina teatro documental, música e relatos biográficos da ex-presa política Emely Vieira, que também atua na montagem. Com direção de Amaury Borges, a obra aborda as marcas deixadas pela ditadura militar no Brasil e busca ampliar o diálogo sobre memória, história e direitos humanos. O espetáculo acontece nos dias Dia 15 de maio, às 20h; dia 17, às 11h e às 17h; dia 18, às 17h, no Viaduto das Artes.
.
Sophie Charlotte e Tom Veloso
Sophie Charlotte e Tom Veloso - Foto: Roncca/DivulgaçãoSophie Charlotte e Tom Veloso apresentam em Belo Horizonte um show inédito e intimista no dia 16 de maio, às 21h, no Teatro SESIMINAS. Com vozes e violões, o duo traz um repertório delicado que mistura composições autorais de Tom a clássicos da bossa nova, MPB e samba. Após temporadas em São Paulo e Salvador, o espetáculo chega à capital mineira com ingressos à venda na bilheteria do teatro e pelo Sympla. Os valores variam entre R$ 90 e R$ 150, com opção de ingresso social mediante doação de 1kg de alimento não perecível.
.