A família informou que ainda não há previsão para que o corpo retorne ao Brasil. “Ela será velada na cidade do Rio de Janeiro, onde sua família, amigos e o público poderão prestar suas homenagens”.
Em sua turnê de despedida dos palcos, Gil e Preta cantaram juntos pela última vez a canção Drão, em um show em São Paulo, em abril.
Câncer colorretal
A cantora e empresária foi diagnosticada com um câncer no intestino em 2023, e chegou a entrar em remissão da doença, após cirurgias e tratamentos. Mas, em 2024, voltou a apresentar a doença em outros locais do corpo, o que a levou a uma nova rodada de operações e medicamentos, e ao tratamento experimental nos EUA. Preta Gil é filha do cantor Gilberto Gil com Sandra Gadelha, e deixa o filho Francisco Gil e a neta Sol de Maria.
Como intérprete, ela gravou quatro álbuns de estúdio, dois CDs e DVDs ao vivo. Um dos pontos altos de sua carreira foi a criação do Bloco da Preta, bloco de carnaval de rua do Rio de Janeiro, que chegou a reunir cerca de 500 mil pessoas. Ela também era sócia da empresa Mynd, uma das principais agências de marketing digital do Brasil.
.