“O Dança em Trânsito é um festival internacional que pretende valorizar, promover e democratizar o acesso à dança contemporânea, seja pelo encontro com o público em sua itinerância, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos, seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias do Brasil e do exterior”, comenta Giselle Tápias.
. A abertura em Belo Horizonte acontece nesta quinta-feira (3), no Teatro Marília, com a apresentação de “Ziraldo, o Mineiro Maluquinho”, produção que homenageia a obra do cartunista e traz personagens conhecidos em cena para falar sobre amizade e imaginação. No mesmo dia, o bailarino espanhol Iker Karrera ministra uma residência artística no Palácio das Artes.
. No sábado (5), a Praça da Liberdade se transforma em palco para diversas apresentações a partir das 11h. Entre os destaques estão o intercâmbio “Rotas convida Elas do Surdo”, que reúne artistas do Brasil e do Canadá para explorar o corpo e a escuta no movimento, e a performance “Do Chão Não Passa”, da No Rastro Cia, que propõe uma dança coletiva a partir das individualidades de cada intérprete. O coreógrafo Iker Karrera também apresenta sua performance “#7fm” e, para fechar a manhã, a Cia de Dança Palácio das Artes exibe trechos de “Você perto...”, dirigido por Rodovalho.
. Em Brumadinho, a programação será dividida entre o Centro Cultural Córrego do Feijão e a Praça Jardim Casa Branca. Estão previstas oficinas, performances e apresentações de artistas brasileiros e internacionais, como o solo “Morceaux Choisis”, da canadense Louise Bedard, e “Só”, da sul-mato-grossense Frantielly Khadija.
Realizado desde 2002, o Dança em Trânsito tem como objetivo aproximar o público da dança contemporânea, levando espetáculos a teatros e espaços públicos em grandes centros e no interior do Brasil. Neste ano, o festival contará com a participação de 30 companhias de dança do Brasil e de outros oito países, incluindo Espanha, França, Coreia do Sul e Portugal.
Mais informações sobre a programação e inscrições para oficinas podem ser consultadas no site www.dancaemtransito.com.br.