O resultado representa um avanço expressivo em relação a 2023, quando o estado ocupava a 4ª colocação, um crescimento de 25,7 pontos em relação ao ano anterior. Este ano, Minas assumiu a liderança com 17,3 pontos de vantagem sobre o Espírito Santo, segundo colocado, um salto que reforça a qualidade do ensino ofertado e o impacto direto das políticas públicas na preparação dos alunos para o acesso ao ensino superior.
. Inovação que transforma
O desempenho histórico não é obra do acaso. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), tem implementado uma série de ações voltadas à preparação dos estudantes para o Enem. Entre elas, destaca-se a plataforma Enem MG, desenvolvida em parceria com a Editora Estudo Play.
. Gratuita para os estudantes da rede estadual, a ferramenta reúne livros digitais, videoaulas, trilhas personalizadas de estudo, simulados e, principalmente, um recurso inovador para a prática da redação: o aluno escreve seu texto à mão, fotografa e envia pela plataforma, que realiza a correção com apoio de inteligência artificial, oferecendo um retorno rápido, personalizado e acessível. Em 2024, foram 600 mil redações corrigidas com o apoio da tecnologia, 750 mil cadernos de simulados impressos e adesão de 85% dos estudantes cadastrados.
. Em 2024, a SEE/MG promoveu três grandes provas de redação aplicadas em toda a rede, alcançando mais de 150 mil estudantes. Além disso, realizou dois simulados completos e organizou quatro aulões presenciais em diferentes regiões do estado, ampliando as oportunidades de preparação intensiva para o exame.
. Já neste ano, o Governo do Estado ampliou o acesso para todos os alunos do ensino médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), um conjunto de ações de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, beneficiando cerca de 700 mil alunos da rede estadual.
. “Esse é só o começo. Minas mostrou que ter uma educação pública de qualidade é possível quando unimos compromisso, tecnologia, método e propósito. E nós seguimos juntos nessa missão de transformar o ensino”, afirma o diretor pedagógico da Estudo Play, Erik Anderson.
. Da sala de aula à universidade
O salto no desempenho da redação também se traduz em histórias de superação e conquista. É o caso de Pedro Vitor Carvalho, de 18 anos, ex-aluno da Escola Estadual São Sebastião, em Cruzília, no Sul de Minas. Ele concluiu o ensino médio em 2024 e alcançou 980 pontos na redação, garantindo uma vaga no curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Macaé.
. "Na minha jornada, pude acompanhar as iniciativas que Minas Gerais implementou para preparar melhor os alunos para o Enem. Foram redações, simulados, aulas ao vivo com excelentes professores, tudo disponível na plataforma Enem MG", conta Pedro, ex-estudante da rede estadual mineira.
Também nesta semana, Minas Gerais teve outro importante reconhecimento na área da Educação, o estado registrou o maior salto do país na alfabetização, saindo da 7ª para a 3ª colocação nacional. Em 2024, superou a meta prevista para 2026 e eliminou completamente o nível insuficiente entre os alunos do 2º ano do ensino fundamental, reflexo de uma política integrada que inclui formação de professores, materiais pedagógicos e apoio direto às redes municipais.