A sessão do comitê acontece de 6 a 16 de julho, com transmissão ao vivo pelo site e canal oficial da Unesco no YouTube, na seção “Livestream” da página do evento. A expectativa é que a análise do Peruaçu ocorra na manhã do dia 13, considerando o fuso horário de cinco horas à frente em relação ao Brasil.
. Caso aprovado, o local passará a integrar a lista de sítios brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial Natural, ao lado de áreas como o Parque Nacional do Iguaçu, Fernando de Noronha, o Pantanal e os Lençóis Maranhenses. O título pode contribuir para o turismo sustentável, ampliar investimentos, fomentar a educação ambiental e reforçar a proteção da região.
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu abriga mais de 200 cavernas catalogadas e cerca de 1.000 prospectadas, além de paredões calcários, sítios arqueológicos e uma biodiversidade que reúne espécies de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. O local também guarda registros de presença humana com cerca de 12 mil anos e a maior estalactite conhecida no mundo, chamada de “Perna da Bailarina”, com 28 metros de comprimento.