O evento será realizado pela primeira vez no último sábado de agosto, em razão da proximidade com o Dia Nacional do Voluntariado (28). Em todo o Brasil, haverá celebrações simultâneas em todas as capitais.
. “O Dia C mostra que, quando agimos juntos e de forma cooperativa, conseguimos transformar realidades, gerando prosperidade e desenvolvimento para todos”, afirma Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg — entidade que representa as cooperativas de Minas Gerais e organiza a iniciativa no Estado.
. Neste ano, a programação em Belo Horizonte destaca ações de conscientização sobre o aquecimento global. O público poderá calcular a própria pegada de carbono — a quantidade de gases do efeito estufa emitida no trajeto até o evento. “A maioria das pessoas nem sempre entende que, ao ligar o carro ou pegar um transporte público, ele também deixa um rastro de gás carbônico na atmosfera”, explica Andrea Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg.
. Após essa etapa, os visitantes serão convidados a compensar suas emissões pedalando bicicletas ergométricas conectadas a um totem digital. A cada dois quilômetros percorridos, a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR) plantará uma muda de árvore em áreas próximas às unidades industriais de Contagem e Curvelo.
. A programação também inclui serviços gratuitos de saúde e bem-estar, com expectativa de ao menos 350 atendimentos. O público terá ainda acesso a orientações de educação financeira sobre planejamento de gastos, organização do orçamento e uso consciente do crédito.
. Para as crianças, haverá espaço kids com brincadeiras, atividades lúdicas, contação de histórias e doação de livros. A exposição fotográfica Cooperativas Constroem um Mundo Melhor, apresentada em julho, será exibida novamente.
. Criado em 2009 em Minas Gerais, o Dia C já beneficiou mais de 30 milhões de brasileiros. Só em 2024, foram 131,6 mil voluntários em 1.915 cidades, alcançando 5,4 milhões de pessoas em todo o país. No Estado, 13,7 mil voluntários atuaram em 422 municípios, impactando 810,8 mil pessoas.
“É impossível falar do Dia C sem lembrar que ele nasceu em Minas e, desde então, se tornou um movimento nacional, inspirando cooperativas de todo o Brasil a se engajarem em causas sociais e ambientais que transformam comunidades inteiras”, reforça Scucato.
Confira a programação das apresentações:
9h – Grupo Tamborilata (Instituto Unimed-BH)
9h30 – Projeto Viola Viva (Sicoob Credivertentes)
10h30 – Circo do Sufoco
11h10 – Soul Guetto
11h30 – Show com o Bloco Seu Vizinho