Revista Encontro

Vestibular

Seriado UFMG tem mais de 45 mil inscritos, maioria de jovens mulheres

Nova forma de ingresso na UFMG estreia com predominância de candidatas mineiras e provas marcadas para 14 de dezembro

Da Redação (com informações da UFMG)
Com oito cursos de graduação, o campus Montes Claros da UFMG recebeu 3,2 mil inscritos no primeiro ano do Seriado - Foto: Júlia Oliva/Campus Montes Claros
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) registrou 45.571 inscritos para a primeira etapa do Seriado UFMG, processo seletivo que estreia este ano e oferecerá 30% das vagas de 94 cursos de graduação da instituição. As provas acontecem em 14 de dezembro e correspondem ao primeiro ciclo (2025-2027), que selecionará estudantes para ingresso no ano letivo de 2028.
.

De acordo com a reitora Sandra Goulart Almeida, o número expressivo de inscritos confirma o interesse dos estudantes do ensino médio em buscar uma nova alternativa de acesso à universidade. “Esse volume de participação comprova o interesse dos estudantes do ensino médio, predominantemente de Minas Gerais, em contar com uma segunda alternativa para seu ingresso na UFMG”, afirma.
.

O Seriado coexistirá com o processo tradicional, que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de outras modalidades específicas, como os processos de Habilidades e as seleções para os cursos de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei), Educação do Campo (Lecampo) e Letras-Libras. O novo modelo também segue integralmente as regras da Lei de Cotas, garantindo que, no mínimo, metade dos selecionados sejam oriundos de escolas públicas.
.

Perfil dos candidatos

Dados da Diretoria de Processos Seletivos e Concursos Públicos (Copeve) mostram que o perfil dos participantes é majoritariamente jovem, feminino e residente em Minas Gerais. Cerca de 40 mil inscritos têm até 17 anos, enquanto aproximadamente 5 mil estão na faixa de 18 a 25 anos. As mulheres representam 64,69% do total, proporção semelhante à observada no Sisu 2025, segundo o Setor de Estatística da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).
.

Quanto à origem escolar, 53,2% dos candidatos vêm de instituições privadas — sendo 37,7% não bolsistas e 15,5% bolsistas —, e 46,8% de escolas públicas, das quais 35,3% são municipais ou estaduais e 11,5% federais.
.

Mais de dois terços dos participantes (34.607) escolheram realizar as provas em Belo Horizonte. Montes Claros aparece em seguida, com 3.274 inscritos — número mais que o dobro das inscrições registradas para o Sisu 2025 no mesmo município (1.384). As provas também serão aplicadas em Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia, cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
.

Três etapas até 2027

O Seriado UFMG será composto por três etapas anuais, cada uma referente a uma série do ensino médio. Os candidatos que concluírem as três fases entre 2025 e 2027 disputarão o ingresso na universidade em 2028. Segundo a instituição, mais de 20 universidades brasileiras, entre federais e estaduais, já adotam sistemas semelhantes de avaliação seriada.
 
Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site oficial do Seriado UFMG.
 

.