Revista Encontro

Teatro

Sucesso na TV, "O Cravo e a Rosa" ganha adaptação teatral e chega a BH

Com Paloma Bernardi e Marcelo Faria, montagem dirigida por Pedro Vasconcelos recria nos palcos o amor entre Catarina e Petruchio

Da redação
Montagem fica em cartaz de sexta-feira (10) a domingo (12) - Foto: Acervo Pessoal
Uma das novelas mais amadas da teledramaturgia brasileira, “O Cravo e a Rosa”, de Walcyr Carrasco, ganha uma adaptação inédita para o teatro e chega a Belo Horizonte neste fim de semana, com apresentações de sexta (10) a domingo (12). Dirigido por Pedro Vasconcelos e com direção de produção de Marcelo Faria, o espetáculo promete levar aos palcos o humor, o romantismo e o encanto que consagraram a trama exibida pela TV Globo no início dos anos 2000.
.

Se na televisão o casal protagonista foi vivido por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis, nos palcos os personagens Catarina e Petruchio ganham vida por meio de Paloma Bernardi e Marcelo Faria. O elenco também conta com João Camargo (Batista), Catarina de Carvalho (Bianca), Rosana Dias (Mimosa), Marcello Gonçalves (Seu Calixto), Carlos Félix (Seu Etevaldo Praxedes, o cobrador) e John Garita (Seu Venceslau Torres).
.

Ambientada na São Paulo do final da década de 1920, “O Cravo e a Rosa” narra o relacionamento conturbado entre Petruchio, um fazendeiro rude em dificuldades financeiras, e Catarina, uma jovem rica, temperamental e feminista, conhecida como “fera” por afugentar seus pretendentes. Entre brigas e reconciliações, ele precisa conquistá-la para obter o dote e saldar suas dívidas, mas o que começa como interesse se transforma em uma comédia romântica clássica, marcada por humor e paixão.
.

Inspirada em “A Megera Domada”, de William Shakespeare, a obra transporta o público para uma época de transformações sociais, em meio a debates sobre o voto feminino e a igualdade de gênero, temas que continuam atuais.
.

Exibida originalmente entre 2000 e 2001, a novela foi um fenômeno de audiência, chegando a reunir mais de 50 milhões de espectadores em um único episódio. A produção marcou a estreia de Walcyr Carrasco na TV Globo e tornou-se uma das tramas mais reprisadas da emissora e do canal Viva, conquistando novas gerações e até o público português.
.

Para o diretor Pedro Vasconcelos, adaptar a novela para o teatro é um retorno às origens. “A novela ‘O Cravo e a Rosa’ nasceu do espetáculo ‘A Megera Domada’, de Shakespeare, de forma que trazer a história de Petruchio e Catarina de volta para os palcos foi um trabalho de redução e síntese da adaptação para o gênero novela muito bem-feito pelo autor Walcyr Carrasco”, explica.
.

O diretor conta que buscou concentrar a adaptação nos núcleos principais, destacando os contrastes entre os personagens e seus mundos. “O que eu fiz foi voltar ao núcleo central da história, Petruchio e sua fazenda, e Catarina com seus familiares. Me fixei nesses núcleos principais para extrair a base da comédia romântica ‘O Cravo e a Rosa’, acentuando os contrastes que envolvem essa história. O homem e a mulher, com todas as suas divergências e convergências, o universo rural e a cidade grande, a simplicidade e a vida de abundâncias, além de claro, pontuar o que mais me instiga nesse projeto”, comenta.
.

Vasconcelos também destaca o humor nascido das diferenças e das emoções humanas. “O amor que nasce das diferenças, da aceitação do outro com suas características diversas, as dores humanas retidas em nossos corações que fazem a gente cair em ciladas emocionais e comportamentais. Vem daí o humor de Catarina e Petruchio”, afirma.
.

Segundo o diretor, a peça mantém o tom leve e divertido que marcou a novela, mas também aprofunda a reflexão sobre os relacionamentos. “A obra é leve, divertida, porém profunda na questão dos relacionamentos. Eu estou muito feliz por juntar em um único projeto duas das minhas grandes paixões profissionais. A novela e o teatro!”, celebra.
 
Espetáculo "O Cravo e a Rosa"
Local: Centro Cultural Unimed BH Minas
Data: 10,11 e 12 de outubro
Sessões: Sexta e Sábado às 20h e Domingo às 18h
Gênero: comédia
Classificação: 10 anos
Vendas e mais informações: instagram.com/ocravoearosaumespetaculo
 

.