Confira abaixo as atividades que acontecem em BH a partir desta quinta-feira (19):
Festa Ubuntu celebra cultura afro-brasileira no Afro Galpão
No dia 20 de novembro, das 14h às 20h, o Memorial Minas Gerais Vale promove a Festa Ubuntu no Afro Galpão (Av. Dom Pedro II, 2.725, Carlos Prates), dentro do projeto Memorial Vale Itinerante, que mantém a programação ativa enquanto o museu passa por renovação na Praça da Liberdade. Mais que um evento musical, a celebração reúne música, literatura, arte e empreendedorismo sob o princípio “eu sou porque nós somos”, com Biblioteca Preta, Feira de Afroempreendedores, projeto Tudo 10 e show da banda Criolo de Raiz — que apresenta clássicos do samba e homenageia vozes negras fundamentais para a música brasileira. A iniciativa integra o projeto Diversidade Periférica e reforça o compromisso do Memorial Vale com a valorização da cultura afro-brasileira e o fortalecimento das expressões culturais que transformam territórios e comunidades.
. Festa Ubuntu – Afro Galpão (Av. Dom Pedro II, 2.725, Carlos Prates, Belo Horizonte); quinta-feira (20), das 14h às 20h. Biblioteca Preta, Feira de Afroempreendedores, Projeto Tudo 10 e show da banda Criolo de Raiz. Entrada gratuita (sujeita à lotação).
. Concerto “Sobre Tons: Sinfônica Pop” reúne Sérgio Pererê e OSMG no Cine Theatro Brasil
Concerto “Sobre Tons: Sinfônica Pop” – Grande Theatro Unimed-BH – Cine Theatro Brasil (Av. Amazonas, 315, Centro, Belo Horizonte); 19/11, às 20h; classificação 10 anos. Entrada gratuita.
. “Museus Centro” celebram Mês da Consciência Negra com programação gratuita
No MHAB, seguem abertas ao público as oficinas do projeto Museu Criativo, sempre aos domingos, das 10h30 às 12h30 — no domingo (23), com a atividade “Mosaicos de texturas”, e no dia 30 de novembro, com “Criando histórias”. O museu também mantém o Educativo Aberto aos fins de semana, transformando a Sala de Acolhimento em um espaço de interação e experimentação: aos sábados, das 10h às 17h, e aos domingos, das 13h30 às 17h.
. No MUMO, a instalação imersiva “Mostra Paranoid Quarto”, assinada por Paola Rodrigues, Randolpho Lamonier e Vitor Galvão, permanece em cartaz até sexta-feira (21), ocupando o Teatro do Museu com diálogos entre música, imagem e artes visuais. A agenda inclui ainda a “Oficina de brincadeiras africanas e afro-brasileiras”, no sábado (22), às 14h30, destinada a crianças a partir de 2 anos (com inscrição prévia), e a visita mediada à exposição “Clara Nunes – Eu Sou A Tal Mineira”, no dia 29 de novembro, às 14h30, com distribuição de senhas 30 minutos antes.
. No MIS BH, segue em cartaz a exposição “Fogo Aberto”, de Marilene Cardoso Ribeiro, que reflete sobre incêndios e perdas ambientais a partir de fotografias queimadas e digitalizadas, com visitação de quarta a sábado, das 10h às 18h. No sábado (22), às 14h, o museu oferece a “Oficina de teatro de sombras”, com Juliana Silva, que propõe ao público vivenciar a narrativa visual através da luz e da escuridão, sem necessidade de inscrição.
Endereços
Museu da Moda: Rua da Bahia, 1.149 – Centro
Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte: Avenida Álvares Cabral, 560 – Lourdes
Museu Histórico Abílio Barreto: Avenida Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim