De maio até agora, o crescimento foi de 60%, com a chegada de 21 novos integrantes. A ampliação consolida o Circuito Liberdade como o maior complexo cultural, turístico, educativo e criativo da América Latina.
. Para o coordenador executivo do Circuito Liberdade, Lucas Amorim, essa etapa reforça o papel da cultura como motor econômico. “Ao crescermos mais de 60%, o Circuito Liberdade agora passa a agregar economia criativa. Para quem não está muito familiarizado com esse termo, são as indústrias criativas da cultura. A gente já tem indicadores nacionais que demonstram que a cultura gera mais PIB para o Brasil do que o setor automobilístico, por exemplo. Então agora, o Circuito Liberdade está inaugurando essa nova fase ao agregar os empreendimentos criativos que fazem o movimento da nossa cadeia produtiva, gerando trabalho, emprego e renda”, afirmou em vídeo publicado no Instagram do Circuito.
. O presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo, destacou a importância de o Circuito abrir espaço para outras formas de produção cultural. “A cidade existe muito além dos centros culturais ligados ao poder público ou iniciativa privada. Tem muita coisa de cultura e de arte acontecendo na cidade que ficava invisível e a partir de agora vai poder ser incorporado ao Circuito”, disse em vídeo postado nas redes sociais.
. Confira os novos integrantes do Circuito Liberdade:
- Café com Letras
- Casa Gamela Criativa
- Casa Rosada Gasmig Minas
- Casa Una
- Centro de Memória da Faculdade Ciências Médicas
- Clube de Jazz
- Colégio Arnaldo
- Delegacia de Eventos e de Proteção ao Turista (Casa Amarela)
- Elena – Escola Livre de Estudos da Narração Artística
- ESMU – Escola de Música UEMG
- Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
- Memória do Judiciário Mineiro
- Mercado Novo
- Mitre Galeria
- Museu da Força Expedicionária Brasileira
- P7 Criativo
- Plataforma Verbo Gentileza
- PUC Minas Lourdes
- Sesc Mercado das Flores
- Sesc Palladium
- Teatro da Cidade
A Fundação Clóvis Salgado mantém abertas as inscrições para novos espaços culturais e empreendimentos criativos interessados em integrar o Circuito. O edital está disponível em fcs.mg.gov.br.