Revista Encontro

Encontro musical

Marquinhos do Pandeiro e Tuco Pellegrino fazem roda de samba no Baticum

Evento reúne baluarte da Velha Guarda e representante da nova geração da Portela em encontro musical com artistas mineiros

Da redação
Marquinhos do Pandeiro e Tuco Pellegrino - Foto: André Siqueira
O Baticum abre suas portas neste sábado (29) para uma roda de samba que reúne dois grandes nomes da Portela, escola símbolo do samba carioca: Marquinhos do Pandeiro, baluarte e integrante da Velha Guarda, e Tuco Pellegrino, cantor e compositor que representa a nova geração da azul e branco.
.

Figura essencial na preservação do samba de raiz, Marquinhos do Pandeiro é reconhecido como um dos guardiões das tradições e da memória afetiva da Majestade do Samba. Com seu pandeiro firme e elegante, e uma voz marcada pela experiência, o artista se tornou referência para sambistas e compositores. Ao longo da carreira, já dividiu apresentações com Candeia, Elza Soares, Orlando Silva, Nelson Cavaquinho e Cartola, entre outros nomes que ajudaram a construir a história do gênero. 
.

Já Tuco Pellegrino representa a força da nova geração que mantém viva a tradição portelense. Com 28 anos de carreira, ele é membro da ala de compositores da escola e conhecido por unir a visão de um jovem músico ao repertório clássico do samba. O saudoso Monarco, um dos ícones da Velha Guarda, chegou a afirmar que “Tuco era a grande revelação no atual cenário” e “o garoto que vai dando continuidade às coisas da nossa escola”.
.

Além da atuação como intérprete e compositor, Tuco também é pesquisador e difusor da cultura do samba. Fundou e integrou grupos como Passado de Glória, Grêmio Recreativo de Tradição e Pesquisa Morro das Pedras, Terreiro Grande e Glória ao Samba, dedicados ao resgate de sambas antigos e tradicionais. Finalista do concurso Novos Bambas do Velho Samba, realizado no Carioca da Gema (RJ), ele já dividiu palco com Nelson Sargento, Elton Medeiros, Roberto Silva e Wilson Moreira, e se apresentou em espaços como o Teatro Rival (RJ), Palácio das Artes (BH) e em uma turnê pela Argentina.
.

No Baticum, Marquinhos e Tuco se apresentam acompanhados pela Baticum Roda de Samba, formada por Ciro Cordeiro (percussão e voz), Pablo Dias (cavaquinho e voz), Artur Pádua (violão 6 cordas e voz), Gustavo Monteiro (violão 7 cordas e voz), Daniel Nogueira (pandeiro), Márcio Corrêa, Adriano Figueiredo e Fábio Júnio (percussão), além de Ítalo Naves (percussão e voz). O grupo, criado em 2019, nasceu do encontro entre músicos dedicados ao gênero em Belo Horizonte e é conhecido por celebrar o samba com autenticidade e alegria.

Os ingressos estão à venda pelo Sympla, com preços a partir de R$ 15.

.