O projeto é uma realização do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da Fundação Clóvis Salgado, e busca valorizar novos talentos do samba, ao mesmo tempo em que promove o intercâmbio entre diferentes trajetórias musicais. A proposta também dialoga com a programação ampliada do Carnaval da Liberdade, que aposta na democratização do acesso à cultura e no fortalecimento da produção artística mineira.
. Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, a abertura do Carnaval com o projeto reforça o papel cultural do Palácio das Artes. “A festa, que começa oficialmente no dia 5 de fevereiro, reafirma nossa vocação como espaço de formação, encontro e circulação artística. Também receberemos o Baile das Artes e uma apresentação do Sinfônica Pop, nos dias 7 e 12 de fevereiro, respectivamente. É uma excelente forma de celebrar o Carnaval a partir da cultura, da educação e do acesso democrático à arte”.
. Na abertura, nesta quinta, se apresentam a cantora, produtora cultural e cervejeira Cinara Gomes e a sambista Aline Reis, que levam ao palco repertórios ligados ao samba de raiz e à tradição musical brasileira. A noite também terá discotecagem do DJ Balzzac, responsável por abrir e encerrar as atividades com clássicos da música nacional.
. Na sexta-feira (6), o público poderá acompanhar o Grupo Nossa Roda, coletivo reconhecido no cenário do samba nacional, seguido da cantora Aline Calixto, uma das vozes de destaque do gênero em Minas Gerais. A programação inclui ainda a participação da DJ Fê Linz, que apresenta sets com repertório eclético e voltado para a pista.
. Encerrando essa primeira etapa do projeto, no dia 8 de fevereiro, o destaque será o espetáculo Abre a Roda: Mulheres no Choro, que valoriza a presença feminina em um gênero historicamente marcado pela predominância masculina. Na sequência, a cantora e sambista Giselle Couto sobe ao palco, enquanto a discotecagem da noite fica por conta do DJ Vini Brown.
. Além do Palco Aberto, o Carnaval da Liberdade 2026 reúne uma série de ações culturais distribuídas pela cidade até o dia 18 de fevereiro. Entre os destaques estão a Via das Artes e as Vias Sonorizadas, instaladas nas avenidas Andradas, Amazonas e Brasil, que recebem blocos e intervenções artísticas. A programação inclui ainda projetos como o Sinfônica Pop, o Palácio do Samba, a feira Vila Mineiridade e o Samba nas Andradas, reforçando Belo Horizonte como um dos principais circuitos culturais do Carnaval mineiro.
Palco Aberto Cefart – Nova Geração do Samba em BH. 5, 6 e 8 de fevereiro, das 18h às 23h, nos Jardins do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte). Programação: 05/02 – 19h Cinara Gomes; 21h Aline Reis; DJ Balzzac. 06/02 – 19h Grupo Nossa Roda BH; 21h Aline Calixto; DJ Fê Linz. 08/02 – 19h Abre a Roda: Mulheres no Choro; 21h Giselle Couto; DJ Vini Brown. Entrada gratuita.