Revista Encontro

Continuidade

Governo de Minas renova contrato da Filarmônica até 2030

Novo contrato prevê criação da Orquestra Jovem, ampliação de ações educativas e mais concertos gratuitos em cidades mineiras

Da redação
A Filarmônica de Minas Gerais reúne 90 músicos de diversas nacionalidades e é conduzida pelo diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti - Foto: Alexandre Rezende/Divulgação
O Governo de Minas renovou, nesta quinta-feira (25), o contrato de gestão da Filarmônica de Minas Gerais com o Instituto Cultural Filarmônica, garantindo a continuidade das atividades da orquestra até 2030. A assinatura foi realizada na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, e prevê a ampliação de projetos de formação de músicos, ações educativas e concertos gratuitos no Estado.
.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), a renovação estabelece novas metas voltadas à ampliação do alcance social e territorial da Filarmônica. Entre elas estão a criação da Orquestra Jovem, o aumento das vagas para músicos em formação, a expansão dos recitais da Academia Filarmônica e a realização de mais apresentações gratuitas em cidades mineiras.
.

O novo contrato também prevê a ampliação dos concertos especiais realizados em parceria com artistas e grupos mineiros, além da criação do Concurso Jovens Solistas. A iniciativa passa a integrar o conjunto de projetos da instituição voltados ao incentivo de novas gerações de músicos, compositores e regentes, ao lado do Festival Tinta Fresca e do Laboratório de Regência.
.

Outra mudança será a ampliação dos Concertos Didáticos, destinados a estudantes da rede pública de ensino e instituições sociais. O número de apresentações passará de 10 para 15 por ano, ampliando o público atendido de 14 mil para 21 mil alunos anualmente.
.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, a renovação representa o fortalecimento de uma política pública voltada à cultura. “A Filarmônica de Minas Gerais é uma das maiores realizações culturais do nosso estado e um patrimônio vivo dos mineiros. Ao renovar este contrato até 2030, o Governo de Minas reafirma seu compromisso com a formação de talentos e a valorização da música como instrumento de desenvolvimento humano, social e econômico”, destaca.
.

Segundo o presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Wilson Brumer, as novas metas reforçam o papel estratégico da orquestra para o Estado. “A renovação deste contrato mostra a importância que o Governo do Estado está dando a este importante ativo cultural e turístico que temos em Minas Gerais. As novas metas acordadas demonstram, também, nosso esforço para honrar a confiança que o Estado nos concede, de transformar, cada vez mais, a Sala Minas Gerais e a Filarmônica de Minas Gerais numa política de Estado”, afirma.
.

A cerimônia também marcou a inauguração do busto do ex-presidente Itamar Franco (1930-2011), que dá nome ao Centro Cultural Presidente Itamar Franco, além da reinstalação da placa inaugural da Sala Minas Gerais. Produzida pelo artista Evandro Carneiro, a obra passa a integrar o conjunto cultural que reúne a Sala Minas Gerais, a Rede Minas, a Rádio Inconfidência e a Mineiraria.

Criada em 2008 como resultado de uma política pública estadual, a Filarmônica de Minas Gerais reúne 90 músicos de diversas nacionalidades e é conduzida pelo diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti. A orquestra acumula prêmios, mais de 20 gravações e uma indicação ao Grammy Latino, consolidando sua atuação no cenário da música de concerto.

.