Revista Encontro

Polêmica

Pichação em tom de ameaça aparece em banheiro da UnB

Texto faz referência ao massacre de Columbine, nos EUA

Correio Braziliense
Aluno da Universidade de Brasília (UnB) compartilhou nas redes sociais uma pichação em tom de ameaça que associa o massacre de Columbine à eleição de Bolsonaro - Foto: Twitter/Reprodução

Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) encontraram uma pichação em tom de ameaça na instituição. O texto propõe um massacre armado na instituição "se o Bolsonaro for eleito". A frase foi escrita na porta de um banheiro e faz referência ao tiroteio ocorrido na escola Columbine, que fica no Colorado, nos Estados Unidos. Em 1999, dois adolescentes armados invadiram o local e atiraram contra alunos, professores e funcionários, assassinando 13 pessoas e ferindo 21.

A foto da pichação foi divulgada por um aluno em suas redes sociais, na última quinta, dia 11 de outubro. Ele se disse assustado e com medo do que leu. A postagem chegou ao conhecimento da UnB, que respondeu na conta oficial do Twitter dizendo que "repudia atos de vandalismo como esse, especialmente pelo seu conteúdo ameaçador à comunidade universitária".

Ainda segundo a universidade, o caso será analisado pela administração superior, que soube da pichação por meio da foto postada nas mídias sociais. A UnB também informou que a imagem foi reportada à Polícia Federal (PF) para investigação.

Massacre de Columbine

O ataque armado aconteceu no dia 20 de abril de 1999, quando dois alunos da escola Columbine concretizaram um plano que planejavam detalhadamente. Dylan Klebold e Eric Harris colocaram bombas na cafeteria e foram para fora da instituição, onde iriam disparar em quem corresse após a explosão.

As bombas acabaram não explodindo, e os dois decidiram entrar na escola atirando aleatoriamente.
Ao todo, 13 pessoas foram assassinadas e 21 ficaram feridas, entre quem circulava na escola e paramédicos e policiais que chegavam para atender a ocorrência, que durou mais de uma hora. Após serem cercados, os adolescentes se mataram..