Revista Encontro

Homenagem

Pastor Jaime Wright pode virar 'herói da pátria'

Projeto quer inclusão do nome do líder religioso no livro dos brasileiros 'heroicos'

Encontro Digital
Jaime Wright foi um dos autores do livro Brasil: Nunca Mais - Foto: Wikimedia/André Koehne/Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania  da Câmara dos Deputados aprovou na última quinta, dia 22 de novembro, o Projeto de Lei 1836, de 2015, do deputado federal Fábio Sousa (PSDB-GO), que pede a inclusão do nome do pastor presbiteriano Jaime Nelson Wright (1927-1999) no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, monumento construído na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).

O projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Elizeu Dionizio (PSB-MS). Como foi aprovado em caráter conclusivo, o projeto deve seguir diretamente para análise do Senado, a menos que haja recurso para que a decisão final na Câmara seja em plenário.

Jaime Wright foi defensor dos direitos humanos no Brasil e um dos idealizadores do livro Brasil: Nunca Mais, obra que descreveu as torturas promovidas pelo regime militar instaurado em 1964 e que se encerrou em 1985. O livro teve grande impacto na sociedade à época de sua publicação (1985), detalhando os métodos de tortura e identificando vítimas e torturadores, com base em documentos oficiais.

A obra foi elaborada por Wright em conjunto com os também religiosos dom Paulo Evaristo Arns e o rabino Henry Sobel, além de uma equipe de pesquisadores.

(com Agência Câmara Notícias).