Revista Encontro

Homenagem

Livro dos Heróis do Brasil ganha 21 nomes

Entre eles, Rui Barbosa, Machado de Assis, Brizola e Zuzu Angel

Correio Braziliense
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, ou "Livro de Aço", está localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília (DF) - Foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press

Inaugurado em 1989, o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília (DF), passa a ter 21 nomes a partir desta quarta, dia 12 de dezembro.

Atualmente, o "Livro de Aço", como também é conhecido, acolhe os nomes de 31 heróis e heroínas oficialmente reconhecidos, como Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Anna Neri (enfermeira), Villa-Lobos, Anita Garibaldi (revolucionária). Na lista, é possível conferir, além do nome do homenageado, uma breve biografia, ressaltando a importância para o país da vida da personalidade inscrita no livro.

Para que um nome passe a integrar o livro, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados devem aprovar uma lei com o pedido de inclusão, e ter se passado mais de 10 anos da morte ou presunção de morte do homenageado.

O Panteão da Pátria, um dos pontos turísticos da capital federal, é composto ainda pelas seguintes obras de arte: O Mural da Liberdade, painel de Athos Bulcão; Inconfidência Mineira, de João Câmara; O Vitral e O Pássaro, ambos de Marianne Peretti.

Aqui estão os 21 homenageados deste ano:

.