Revista Encontro

Mercado

Dona da Sadia e Perdigão faz recall de carne de frango contaminada

BRF encontrou Salmonella em lotes produzidos em Dourados (MS)

João Paulo Martins
- Foto: Pixabay
Em comunicado enviado à imprensa, a BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, anunciou o recall de 164,7 toneladas de carne de frango in natura à venda no mercado brasileiro com suspeita de contaminação ppela bactéria do gênero Salmonella. A empresa também deixará de vender para oe xterior 299,6 toneladas do produto que também pode estar contaminado.

Conforme a BRF, o problema foi detectado nos lotes prouzidos nos dias 30 de outubro de 2018 e 5, 6, 7 , 9, 10 e 12 de novembro do ano passado, na fábrica que fica em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Apesar do risco, a Salmonella não resiste ao calor e pode ser eliminada durante o cozimento da carne de frango. Mas, em caso de contaminação, a pessoa pode adquirir salmonelose, que costuma afetar mais as crianças e pessoas com o sistema imunológico fragilizado, e causa diarreia, febre, calafrios e dor abdominal. O tratamento costuma ser por meio da ingestão de líquidos e, em casos mais graves, por meio do uso de antibióticos.

"A decisão de recolher todos os lotes, ao invés de partes da produção afetadas, segue o princípio da precaução e o compromisso da BRF com segurança alimentar, qualidade e transparência. A companhia já iniciou proativamente o inventário e recolhimento dos produtos que se encontram em rota ou junto aos clientes no mercado interno e externo, bem como: destacou um grupo de especialistas para investigar as origens deste único caso para garantir a adoção das medidas apropriadas para evitar recorrência; mantém a produção da planta de Dourados sob um processo rigoroso de manutenção e liberação dos produtos para assegurar que a ocorrência foi pontual e não se repetirá", informa a BRF por meio da nota enviada à imprensa..