Revista Encontro

Governo

Bolsonaro divulga criação de projeto de dessalinização no país

Ideia é ampliar o recurso hídrico no semiárido brasileiro

Encontro Digital
- Foto: Pixabay
No último sábado, dia 9 de março, o presidente Jair Bolsonaro divulgou em seu Twitter a Portaria 888, de 2019, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), publicada na sexta anterior (8) no Diário Oficial da União (DOU) e que institui o Programa de Apresentação de Unidades de Dessalinização e Purificação de Águas Salobras e Salinas para Teste e Análise de Desempenho no Brasil.

"Tal proposta surge para buscar soluções de dessalinização e purificação de águas salobras/salinas para que as populações do Semiárido Brasileiro possam conviver com as severas condições de seca", comenta Bolsonaro no post.

Segundo a portaria, embora haja água disponível em grande parte do semiárido brasileiro, grande parte dela não é apropriada para o consumo humano e encontra limitações para aplicação em agropecuária familiar, dentre outros usos, por se tratar de água salobra.

Conforme o texto, a ideia – diante dos vários métodos para dessalinização de água – é criar um cadastro para reunir todas essas informações num único banco de dados. "Essa base de informações servirá para auxiliar o MCTIC a identificar todas as soluções tecnológicas disponíveis para dessalinização e purificação de água e as melhores aplicações de cada uma para, em momento futuro, aplicá-las na gestão de políticas públicas correlatas ao acesso à água potável, abastecimento e saneamento", diz a portaria recém publicada.

O documento também trata da implantação do Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização. A iniciativa do ministério tem o objetivo de oferecer suporte às políticas públicas de acesso à água de qualidade para o consumo humano e para outras pequenas atividades de subsistência associadas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais, na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização/purificação de águas salobras/salinas, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais, sociedade civil e iniciativa privada.

O centro vai testar, analisar e avaliar o desempenho de sistemas comercializáveis de dessalinização/purificação de águas salobras/salinas.

(com Agência Brasil).