Revista Encontro

Telemarketing

Anatel determina adesão de todas as operadoras ao Não Me Perturbe

Decisão amplia bloqueio de telemarketing para pequenas prestadoras; consumidores podem se cadastrar pelo site e efetivação leva até 30 dias

Da redação
A decisão vem após a agência ter flexibilizado a obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 em ligações de telemarketing - Foto: Freepik
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, nesta terça-feira (2), que todas as empresas de telefonia e de serviços de telecomunicações, incluindo telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e internet, passem a integrar o sistema Não Me Perturbe, ferramenta que permite ao consumidor bloquear ligações de telemarketing.
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Até então, apenas companhias participantes do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (Sart), como TIM, Claro, Vivo e Sky, além de bancos e financeiras que ofereciam crédito consignado, eram obrigadas a consultar a base de dados. Com a nova regra, até mesmo as prestadoras de pequeno porte terão de aderir ao sistema no prazo máximo de 60 dias, ou seja, até novembro.
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O cadastro é feito de forma gratuita no site www.naomeperturbe.com.br. Basta clicar em “Quero me cadastrar”, preencher os dados solicitados e selecionar as empresas das quais não deseja receber chamadas. A restrição passa a valer em até 30 dias após o pedido.
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De acordo com a Anatel, a medida resulta de discussões realizadas pelo grupo “Opt Out Telemarketing”, que nos últimos meses avaliou ajustes operacionais e prazos para a adesão das operadoras.

A decisão vem após a agência ter flexibilizado outra regra: a obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 em ligações de telemarketing. Na mesma ocasião, ficou estabelecido que empresas que contratam serviços de telecomunicações e realizam mais de 500 mil chamadas mensais devem utilizar autenticação de chamadas, permitindo à Anatel rastrear a origem das ligações.
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Como se inscrever no Não Me Perturbe

  1. Acesse o site www.naomeperturbe.com.br;
  2. Clique em “Quero me cadastrar”;
  3. Informe seu nome completo e CPF;
  4. Cadastre e confirme seu endereço de e-mail;
  5. Crie uma senha e valide o captcha para confirmar que não é um robô;
  6. Digite o código de verificação enviado para o e-mail informado;
  7. Clique em “Prosseguir” e faça login na plataforma;
  8. Escolha a opção “Novo bloqueio”;
  9. Insira seu número de telefone com o DDD;
  10. Marque as operadoras e empresas das quais não deseja mais receber ligações de telemarketing.

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