Revista Encontro

Minas

BR-356 vai ganhar o Mercado de Origem

Serão produtos vendidos diretamente pelo produtor familiar

Da redação com assessorias
- Foto: Fundação Doimo/Divulgação

Na BR-356, logo após o BH Shopping, na região sul de Belo Horizonte (MG), próximo ao bairro Olhos D'Água, existe uma região famosa por hospedar vários motéis. Um deles, que já recebeu até o nome de uma renomada revista masculina, deixará de existir para dar lugar a um espaço para a agricultura familiar e disseminação dos sabores de Minas e do  Brasil. O local receberá o Mercado de Origem, empreendimento que teve a pedra fundamental lançada no dia 6 de dezembro deo ano passado. Nele o público encontrará uma central de produtos, conhecimentos, tecnologias e eventos relacionados à agricultura de Minas Gerais e de outras partes do país.

Segundo o empresário Elias Tergilene, presidente da Fundação Doimo e do Grupo Uai, idealizador do projeto, em comunicado enviado à imprensa, o Mercado de Origem não terá a figura do atravessador. O projeto visa a valorização da agricultura familiar e terá espaço para 300 produtores, cooperativas e associações comercializarem diretamente para o consumidor final e para o atacado, produtos tradicionais como café, queijo, carne, fruta, bebida, doce e artesanato.

O mercado conta ainda com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG). Ao todo, o empreendimento terá cinco pavimentos, 14 mil m² na primeira fase e mais 26 mil m² na segunda, totalizando 40 mil m² de área construída.

"O Mercado de Origem será uma grande oportunidade para que as pessoas tenham acesso aos produtos típicos de Minas direto dos produtores, sem atravessadores, com preço justo e com alto padrão de qualidade O projeto adota o conceito de mercado escola, ou seja, todas as atividades do empreendimento serão voltadas para ampliar o saber das pessoas sobre a agricultura, e ainda possui função social pautada na inclusão do produtor rural no mercado varejista e atacadista de alimentos sem atravessadores. Os visitantes vão poder conhecer as histórias e todo o caminho que os produtos percorrem desde sua origem até a chegada a mesa de suas casas. Vão poder degustar e conhecer os sabores e ainda saber suas propriedades e benefícios para a saúde", comenta Tergilene, no comunicado.
- Foto: Fundação Doimo/Divulgação
Além disso, a intenção é que o local seja pet friendly (aceita entrada ou permanência de animais de estimação) e está previsto ainda um espaço multiuso para cursos gastronômicos, cozinha show, além de ilhas gourmet, para que o público possa criar pratos sob a supervisão de um profissional da culinária.

Uma fazendinha urbana, com horta orgânica, animais, peixes e aves para crianças e adolescentes, também é parte do projeto.
No espaço os jovens vão conhecer como funciona uma fazenda, além de aprender e praticar o plantio de frutas e hortaliças.

A seleção dos produtores, cooperativas e associações de agricultura familiar que vão integrar o Mercado de Origem está sendo realizada por meio de um termo de cooperação técnica com a Emater-MG. A empresa está considerando critérios como qualidade dos produtos, capacidade de entrega e emissão de notas fiscais, além de habilitação sanitária.

Glenio Martins, presidente da Emater-MG, explica que a diversidade também é um fator determinante para a escolha dos expositores: "Temos diversos biomas em Minas, com clima e solo diferentes, e isso se reflete nos hábitos de consumo e nos produtos comercializados em cada região. Vamos integrar cafés de diversas regiões, frutos do cerrado, peixes e azeite do sul e muitos outros produtos capazes de trazer as características, o cheiro e as paisagens de todo o estado para BH. Estamos percorrendo Minas para apresentar o projeto e a receptividade dos produtores está sendo fantástica", diz Martins, citado pelo portal da EMater-MG.

As obras estão previstas para terminarem no segundo semestre deste ano.

(com portal da Emater-MG).