Revista Encontro

Férias

Não deixe de conhecer as grutas de Minas Gerais

Estado tem o maior número desse tipo de formação geológica no país

Encontro Digital
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Minas detém 38,5% de todas as grutas registradas no Brasil - Foto: Valquíria Moreira Lopes/Semad/Divulgação

Passar as férias em Minas Gerais possibilita uma infindade de atrações, especialmente as naturais, históricas e relacionadas à culinária típica. Mas, o que muita gente não sabe, é que o estado concentra o maior número de grutas e cavernas do Brasil: das 16.034 cavidades naturais registradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 6.184 (38,5%) estão em solo mineiro.

Entre as principais formações geológicas, destaque para as grutas da Lapinha, de Maquiné e do Rei do Mato, que ficam na região metropolitana de Belo Horizonte e formam a chamada Rota das Grutas Peter Lund, em homenagem ao naturalista dinamarquês que é considerado o pai da paleontologia e arqueologia no Brasil.

Outras formações que valem a visita são as grutas do Salitre, em Diamantina, as do parque nacional Cavernas do Peruaçu, localizado em Januária/Itacarambi, e as existentes no parque estadual da Lapa Grande, em Montes Claros.

A gruta do Maquiné, que fica em Cordisburgo, a 125 km de BH, foi retratada pelo saudoso escritor João Guimarães Rosa, natural dessa cidade, no conto Recado do Morro: "(...) tão inesperada de grande, com seus enfeites de tantas cores e tantos formatos de sonho, rebrilhando risos na luz – ali dentro a gente se esquecia numa admiração esquisita, mais forte que o juízo de cada um, com mais glória resplandecente do que uma festa, do que uma igreja". Assim, Rosa descrevia as formações rochosas do local, como as estalactites e estalagmites, como "formatos de sonho".

De fato, Maquiné é considerada uma das mais belas do mundo. A gruta, que também é uma das mais visitadas do estado, tem, entre suas belezas e atrativos, pinturas rupestres e outros vestígios arqueológicos. Com aproximadamente 650 m de galerias e sete salões explorados e preparados com iluminação e passarelas, a formação geológica foi descoberta em 1825 por Joaquim Maria do Maquiné, e explorada a partir de 1834 por Peter Lund.

Em Lagoa Santa, a Gruta da Lapinha fica dentro do parque estadual do Sumidouro. A cavidade é um maciço calcário formado há 600 milhões de anos pelos sedimentos que cobriam o fundo do mar que existia na região da bacia do rio das Velhas. Ela possui uma estrutura repleta de salões cobertos por estalagmites e estalactites. Por ali passaram mais de 44 mil visitantes em 2017, segundo dados da secretaria de estado do Turismo de Minas Gerais.

Ao lado da gruta, é possível conhecer o museu Peter Lund, que conta com acervo de cerca de 80 fósseis encontrados no século XIX durante pesquisas na região.
Há, ainda, o Museu Arqueológico da Lapinha, famoso por sua arquitetura em forma de castelo europeu. Ali está exposta a ossada do homem de Lagoa Santa, datado com mais de 10 mil anos, além de outros fósseis.

Considerada uma das 50 maiores grutas de Minas Gerais, a Rei do Mato, em Sete Lagoas, impressiona pela dimensão: são 998 m de extensão. Com quatro salões abertos à visitação, as formações de estalagmite da gruta chamam a atenção de geólogos de todo o mundo. Existem duas raras colunas cilíndricas com diâmetro de aproximadamente 25 cm e 12 m de altura, localizadas em seu último salão. Nenhuma gruta brasileira tem esse tipo de espeleotema em seu interior.

Menos conhecidas, porém ricas em história, o Monumento Natural Gruta do Salitre em Diamantina e as grutas do parque nacional Cavernas do Peruaçu, localizado em Januária/Itacarambi, e do parque estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, também chamam a atenção pelas belas surpresas que proporcionam aos visitantes.

O parque nacional Cavernas do Peruaçu, no norte de Minas Gerais, possui estrutura com fendas imponentes, além da beleza da Gruta do Janelão, que é iluminada por uma claraboia. Outro aspecto que impressiona no parque é a Perna da Bailarina, considerada a maior estalactite do mundo, com cerca de 28 m de altura.

- Foto: Setur/Divulgação

(com Agência Minas).