Revista Encontro

Turismo

Agora é certo: Inhotim reabrirá no próximo sábado

Parque e museu estava fechado desde a tragédia de Brumadinho

Encontro Digital
- Foto: Intituto Inhotim/Divulgação

No próximo sábado, dia 9 de fevereiro, o Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), vai ser reaberto ao público. O maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo está fechado desde o dia 25 de janeiro, quando houve o rompimento da barragem de rejeitos da mina do Córrego do Feijão, da mineradora Vale. Na tarde daquele dia, embora as dependências do museu não tenham sido atingidas, o público foi evacuado do local.

Na reabertura, a entrada será gratuita para todos os visitantes e o Inhotim vai funcionar das 9h30 às 17h30. Em homenagem às vítimas da tragédia, os presentes serão convidados a fazer um minuto de silêncio.

Dos aproximadamente 600 funcionários do museu, 80% moram na região e 41 têm familiares desaparecidos ou mortos. Os empregados voltaram a trabalhar na última quarta (6) e participaram de uma programação voltada para acolhimento e bem-estar, com meditação, ioga, exibição de filme e rodas de conversa.

Em comunicado enviado à imprensa no dia 30 de janeiro, o instituto afirma que terá uma participação marcante na recuperação de Brumadinho. "Sendo uma instituição referência na região e entendendo que o desastre deixará marcas profundas e duradouras, o Inhotim está ciente que terá um papel crucial na recuperação de uma cidade abalada nos próximos anos. Cultura, arte, meio-ambiente e educação são fundamentais para o desenvolvimento humano e da sociedade e continuarão sendo ponto de partida para a definição de ações futuras", diz o texto da entidade.

Ingressos

O ingresso para o próximo sábado (9) e para todas as quartas-feiras (exceto feriados) é gratuito. Nos outros dias a inteira custa R$ 44 e a meia R$ 22.
O museu-parque funciona de terça a sexta das 9h30 às 16h30. Sábados, domingos e feriados abre das 9h30 às 17h30.

O museu ao ar livre Inhotim possui uma coleção de obras de relevância internacional de artistas brasileiros e estrangeiros exibida de forma permanente. Mais de três milhões de visitantes, sendo 400 mil de outros países, já passaram pelo local, que abriu em 2006.

(com Agência Brasil).