Revista Encontro

ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Saiba o que pode funcionar em Belo Horizonte a partir de segunda-feira, 24 de agosto

Prefeito da capital, Alexandre Kalil, anunciou que a cidade passou para uma nova fase de flexibilização, porém com planejamento revisto

Marina Dias e Marcelo Fraga
Belo Horizonte entra em uma nova fase de flexibilização do comércio a partir de segunda-feira, 24 de agosto. A maior novidade é que bares e restaurantes poderão funcionar com movimento de clientes nos ambientes internos. Parques e praças também reabrem para a população - Foto: Breno Pataro/Flickr PBH/Domínio Público
Uma fase 2 adaptada é a proposta da Prefeitura de Belo Horizonte para nova etapa de flexibilização da economia na capital mineira, em meio à pandemia do novo coronavírus. Bares, restaurantes e lanchonetes estão autorizados, a partir da próxima segunda-feira (24 de agosto), a abrir para receber clientes internamente no horário de almoço, das 11h às 15h, de segunda a sexta-feira. "Estamos fazendo isso (flexibilizando) porque o comerciário não vai comer em fundo de loja e no meio-fio. Estamos abrindo para atender os comerciários. Bares e restaurantes com bebida alcoólica é em outra fase", explicou o prefeito, Alexandre Kalil, em entrevista concedida na quinta-feira (20 de agosto).

O comércio e shoppings de BH tiveram dias de funcionamento ampliados para segunda a sexta-feira, e salões, de terça a sábado. Praças e parques que estavam cercados também serão abertos gradualmente. Contudo, a reabertura dos museus - que faziam parte da fase 2 junto com os dois setores já citados - será adiada para uma nova etapa. Funcionamento noturno do setor de alimentação, com bebida alcoólica, também ficará para outra fase.
Como nas coletivas de imprensa anteriores, o secretário municipal de saúde, Jackson Machado, e o de planejamento, orçamento e gestão, André Reis, relembraram que as aberturas têm o intuito de ajudar a economia e dar um respiro para os cidadãos, mas não são convites para que as pessoas passeiem e circulem de forma irresponsável pela cidade, pois a orientação ainda é o isolamento social, o distanciamento social, uso de máscaras e higiene constante.

Veja o que pode e como pode funcionar a partir de segunda-feira (24 de agosto) em Belo Horizonte:

  • Bares, restaurantes, sorveterias e lanchonetes: de segunda a sexta, das 11h às 15h, sem venda de bebida alcoólica

  • Praça de alimentação de shoppings: das 12h às 15h para consumo no local, em restrição de dia e horário no caso de delivery ou retirada da comida para levar para casa

  • Shopping centers: segunda a sexta, das 12h às 20h

  • Salões de beleza: terça a sexta, das 11h às 20h; sábado, das 9h às 17h

  • Estabelecimentos de rua, centros de compras e galerias de lojas: segunda a sexta, das 11h às 19h

  • Comércio atacadista direcionado a comércio varejista: segunda a sexta, das 11h às 19h

  • Atividades em formato drive-in, como cinemas e shows: todos os dias, das 14h às 23:59h

Os parques de Belo Horizonte vão reabrir de forma gradativa a partir do dia 29 de agosto (sábado) e vão funcionar de quinta a domingo, das 8h às 17h, com entrada exclusiva mediante agendamento. Os primeiros a serem abertos são:

  • Parque das Mangabeiras (Portaria sul: Avenida José de Patrocínio Pontes, 580 - Mangabeiras)

  • Mirante (Rua Pedro José Pardo, 1000 - Mangabeiras)

  • Parque Américo Renné Giannetti, o "Parque Municipal (Avenida Afonso Pena, 1377 - Centro)

  • Parque Ecológico da Pampulha (Portaria Toca da Raposa: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 7111 - Lagoa da Pampulha ou Marco Zero: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 6061 - Lagoa da Pampulha)

  • Parque Lagoa do Nado (Portaria 1 Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 - Itapoã ou Portaria 2 Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 - Itapoã)

  • Parque Jacques Cousteau (Rua Augusto José dos Santos, 366 - Estrela do Oriente)

  • Parque Real (Rua Três Mil e Setenta E Quatro, 201 - Paulo VI)

As praças da Liberdade, JK, do Papa, da Assembleia e Lagoa Seca foram reabertas no dia 20 de agosto. A orla da Lagoa da Pampulha, também foi liberada para funcionar diariamente, uma vez que estava ficando fechada aos finais de semana.

Mais informações sobre as fases de reabertura de Belo Horizonte durante a pandemia do novo coronavírus podem ser obtidas no site da prefeitura da capital
.