A escolha de Belo Horizonte para compor a série partiu do reconhecimento nacional pelas suas boas práticas socioambientais. A cidade foi vencedora do ‘Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros’, promovido pela própria Embratur, que tem como objetivo valorizar iniciativas de sustentabilidade com impacto relevante em seus territórios.
. Durante a cerimônia de lançamento, o prefeito Álvaro Damião afirmou que "internacionalizar a marca Belo Horizonte é uma meta para colocar a capital no circuito turístico não apenas do turismo nacional, mas de visitantes de todo o mundo". Ele também destacou que "BH é um destino sustentável, tem um povo hospitaleiro e conta com uma infraestrutura para receber eventos de grande porte".
. A presidente da Belotur, Bárbara Menucci, explicou o papel do documentário dentro da proposta da série da Embratur: “celebra as cidades brasileiras e suas histórias únicas, e agora, convida o Brasil e o mundo a sentirem um pouco do que é viver BH.” Ela ainda completou: “Isso significa valorização da cultura local, da economia criativa e, principalmente, da potência que existe nas pessoas que fazem os eventos acontecerem. Nosso calendário cultural está mais vivo do que nunca, e junto com ele, cresce também o nosso compromisso com um turismo mais sustentável, inclusivo e diverso. Estamos falando de ações com olhar ESG, que respeitam o meio ambiente, promovem a inclusão social e fortalecem a governança pública”.
. Além do minidocumentário, a parceria com a Embratur inclui uma consultoria especializada para a formulação de estratégias voltadas ao desenvolvimento socioambiental, a criação de um Comitê ESG e a promoção de Belo Horizonte nas redes sociais da entidade, com foco especial na temática da sustentabilidade. A cidade também passa a integrar o EmbraturLAB, laboratório de inovação que permite testar soluções sustentáveis desenvolvidas por startups.
. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “Belo Horizonte é exemplo de como o turismo pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social, econômica e ambiental. Este documentário não só revela a força da cultura e da criatividade da capital mineira, mas também mostra que o futuro do turismo passa por experiências autênticas, inclusivas e sustentáveis, que a Belotur tem conseguido promover para o mundo com muita competência. É esse Brasil que queremos apresentar ao mundo: um país vibrante, diverso e comprometido com as pessoas e com o planeta”.
. Gravado em diferentes regiões da cidade, “Belo Horizonte: Destino Sustentável” percorre locais do Hipercentro às periferias, com destaque para iniciativas como o projeto social Cerâmica Santana, no Aglomerado da Serra, integrante do programa Menuuuh – Experiências Turísticas de Belo Horizonte. O documentário também exibe a força do Carnaval de rua da capital, especialmente por meio do bloco afro de favela Seu Vizinho, que fomenta a cultura e forma músicos nas comunidades.
O conteúdo está disponível no portal oficial da Embratur.