Revista Encontro

Novidade

BH ganha novas lunetas em mirantes da Pampulha e da rua Sapucaí

Equipamentos gratuitos oferecem nova forma de ver e redescobrir a cidade

Da redação (com informações da PBH)
Seis equipamentos foram revitalizados ao longo da Avenida Otacílio Negrão de Lima, na Pampulha - Foto: Renan Rocha/Divulgação
Quem passar pela orla da Lagoa da Pampulha ou pela Rua Sapucaí, no Centro de Belo Horizonte, agora pode redescobrir a paisagem da cidade com outros olhos. Oito lunetas de observação turística foram restauradas e reinstaladas pela Prefeitura, por meio de uma parceria entre a Belotur e a Sudecap, reforçando o convite à contemplação e à valorização do patrimônio cultural da capital mineira.
.

Seis equipamentos foram revitalizados ao longo da Avenida Otacílio Negrão de Lima, na Pampulha — região tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade —, enquanto outros dois foram posicionados em pontos estratégicos da Rua Sapucaí, conhecida pela vista privilegiada do Centro e pelos murais de arte urbana.
.

De uso gratuito, as lunetas passaram por manutenção completa, incluindo troca de peças, revisão óptica, pintura e reinstalação das etiquetas que orientam os usuários sobre os atrativos visíveis em cada ponto. Com lentes antirreflexo, foco ajustado e estrutura giratória, os equipamentos foram pensados para facilitar a utilização por pessoas de todas as idades.
.

Segundo a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, a iniciativa amplia o acesso à paisagem urbana de forma sensível e democrática. “As lunetas são convites para ver a cidade com outros olhos - com mais encantamento, curiosidade e pertencimento. São equipamentos democráticos, que transformam a relação das pessoas com o espaço público e com o patrimônio cultural da capital”, destaca.
.

A ação integra um conjunto de investimentos voltados à qualificação da infraestrutura turística da cidade. Além de incentivar o turismo, a presença dos equipamentos também estimula o cuidado com os espaços coletivos. A Prefeitura reforça, inclusive, o pedido de colaboração da população para preservar as lunetas e garantir que mais pessoas possam aproveitar a experiência.
.

Feitas com materiais resistentes às condições climáticas, as lunetas contribuem para a valorização do turismo urbano e da paisagem cultural belo-horizontina. Elas também se somam a outras ações realizadas na Pampulha nos últimos anos, como a revitalização de 69 placas do Sistema de Sinalização Turística Interpretativa, com informações sobre locais emblemáticos como o Museu de Arte da Pampulha, a Igreja São Francisco de Assis e a Casa do Baile.
.

A região segue como um dos destaques nas estratégias de promoção turística da cidade e integra roteiros gratuitos oferecidos pela Belotur, cujas próximas edições estão divulgadas no Portal Belo Horizonte.
.

Onde encontrar as lunetas:

Rua Sapucaí
  • Altura dos números 193 e 303
 
Pampulha
  • Mirante Santa Rosa – Av. Otacílio Negrão De Lima, 445
  • Mirante São Luís – Av. Otacílio Negrão de Lima, 1.840
  • Mirante Bandeirantes – Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.200
  • Mirante do Grande Hotel – Av. Otacílio Negrão de Lima, 15.000
  • Mirante do Biguá – Av. Otacílio Negrão de Lima, 15.564
  • Mirante Vertedouro – Av. Otacílio Negrão de Lima, 17.946

.