Localizado estrategicamente com acessos pelas ruas Jornalistas Djalma Andrade e Celso Porfírio, o Botânico ocupa uma área de 12 mil m² distribuídos em quatro pavimentos, oferecendo o maior projeto de área verde permeável do estado, com 2 mil m². O espaço conta com praça central arborizada com árvores frutíferas, espelho d’água, rooftop com vegetação e um paredão verde que cria um ambiente de lazer em meio ao verde.
. O design aberto proporciona uma experiência de compras diferenciada, com lojas de pé-direito alto (4,5 metros) e circulação coberta entre elas, além de escadas rolantes e elevadores para facilitar o acesso. A construção foi executada pela Eleven Construtora, com comercialização da Valore Imóveis e projeto luminotécnico da Atiaia, que valoriza a integração com a natureza.
. Com curadoria especial, o shopping inaugurou sua primeira fase no dia 23 de junho, trazendo marcas como a Lauf (moda fitness), Camila Hermeto (semijoias), Casa Geraldo (vinhos mineiros), a chocolateria Noir, a Drinkeria APTK Spirits, referência em drinks engarrafados, e a loja conceito da Hortisul.
. Nos próximos dias, estão previstas as aberturas do Romerito Gastrobar, Lullo Gelateria, Empório Frutaria São Paulo, padaria artesanal Du Pain, Pizzaria Farinharia, Atelier de Arte Thais Mor, buffet infantil Casa do Sol (espaço kids), ZEISS VISION CENTER, Decopa (moda casa), a marca mineira Auá, salão Studio Sette, barbearia Pedro Almeida e o Spa Premiere. Até agosto, chegam a Dream Store (primeira loja Disney de Minas), Milon (moda infantil) e Gioia (make e skincare).
. Também estão previstas a academia The Beat Club, espaço de moda autoral com marcas mineiras e paulistas, além da Beyz Delícias da Mandy (produtos veganos) e a Gaia, que servirá cafés gelados.
. Paisagismo
O paisagismo do Botânico Shopping foi desenvolvido por Ronaldo Moraes, da Forma Garden. “Fizemos um projeto rico, denso, requintado e ao mesmo tempo simples e acolhedor. O objetivo do Botânico Shopping é trazer a natureza para todos os ambientes do shopping, onde a pessoa estiver ela vai ter contato com o verde, tanto na praça e na fachada dos ambientes internos e externos”, comenta Moraes.
. O projeto incluiu espécies do cerrado da Serra do Curral, como quaresmeiras, imbé e jabuticabeiras, além de um paredão verde com mais de duas mil plantas e sistema de irrigação moderno, visível de qualquer ponto interno do shopping. Foram plantadas 25 jabuticabeiras de grande porte na praça e no rooftop, complementadas por um espelho d’água que cria um ambiente acolhedor e confortável.
. Arquitetura
O projeto arquitetônico, assinado por Lucy Volpini e Thiago Junqueira, buscou referências em praças urbanas para unir o verde ao ambiente urbano. “Nossa missão foi projetar o shopping mais elegante e agradável da cidade. Fizemos uma pesquisa abrangente sobre os principais shoppings- jardins do país e do mundo. Para isso nos inspiramos no conceito de Life-Center, um espaço cheio de vida, elegante, bucólico e aconchegante. As pessoas não querem mais estar entre paredes, elas precisam da integração com o verde. É um projeto mineiro, que resgata materiais usados em Minas”, afirma Lucy Volpini.
. Já o projeto de interiores, assinado por David Guerra, foi desenvolvido para oferecer um ambiente aconchegante, utilizando materiais como madeira, pedra e tijolos, além de mobiliário de designers brasileiros que unem elementos naturais e tecnológicos. “Não há nada mais sofisticado e elegante do que a simplicidade dos componentes da natureza. O luxo está na simplicidade, na busca por essa essência junto à natureza. O Botânico Shopping vai conectar as pessoas à natureza. Ela cura, resgata e volta à origem”, explica David Guerra.
. A proposta do Botânico é ser um espaço de convivência, onde as pessoas possam compartilhar momentos de forma agradável. Guerra destaca o conceito de gentileza urbana presente no projeto: “O ponto central do shopping já é uma praça que convida para um encontro e a receber bem. A praça é onde as coisas acontecem no mundo afora, ela guarda um memorial histórico. E no Botânico Shopping não é diferente. Ele é um espaço confortavelmente projetado para reunir amigos e famílias inteiras. A compra real tem que trazer uma experiência diferenciada, que instigue o cliente a sair de casa”, conclui.