Revista Encontro

De volta

Café Nice reabre após revitalização e resgata memória afetiva de BH

Fundado em 1939, o tradicional espaço da Afonso Pena volta a receber o público preservando seu balcão histórico, receitas clássicas e simbolismo cultural

Da redação
Estalebecimento abre as portas para o público a partir das 14h desta terça-feira (23) - Foto: Reprodução/Instagram @cafenicebh
Um dos endereços mais emblemáticos de Belo Horizonte volta a fazer parte da rotina da cidade. O tradicional Café Nice, inaugurado em 1939 na avenida Afonso Pena, reabre nesta terça-feira (23), a partir das 14h, após um processo de revitalização que buscou preservar sua identidade histórica e, ao mesmo tempo, atualizar o espaço para o presente.
.

O projeto foi realizado pela Oficina Paraíso, com patrocínio da CDL/BH e da Gerdau, além do apoio de Gabriel Azevedo e do Banco Mercantil. A reabertura integra as comemorações pelos 127 anos de Belo Horizonte e reafirma o valor da memória coletiva da cidade.
.

De acordo com os proprietários do espaço, a reforma preserva as características tradicionais do Nice. O balcão histórico foi mantido, as paredes seguem decoradas com fotos antigas e o famoso creme de maizena com ameixa continua no cardápio, ao lado de opções tradicionais como o café coado no filtro de pano e o pão de queijo. 

A reinauguração também tem um simbolismo urbano: reforça a vitalidade do hipercentro e a importância da vida cultural em espaços tradicionais. “Reinaugurar o Nice é mais do que reabrir um café: é reafirmar o valor da nossa memória, da cultura belo-horizontina e da vida no centro da cidade”, destaca postagem do Café nas redes sociais.


.