Revista Encontro

Caminhada

Trilha das Borboletas é reaberta no Parque Municipal de BH

Espaço revitalizado oferece percurso guiado com foco em educação ambiental, biodiversidade e observação de polinizadores

Da redação (com informações da PBH)
Durante o percurso, os visitantes podem observar as borboletas, conhecer a história do parque e compreender sua importância ambiental e cultural - Foto: Adão de Souza/PBH
Após a revitalização do Jardim das Borboletas, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, voltou a receber o público para a Trilha das Borboletas, conduzida pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). Criado em 2007, o jardim passou por uma recuperação completa ao longo deste ano, que incluiu o plantio de novas espécies de plantas hospedeiras e nectaríferas, responsáveis por atrair diferentes tipos de polinizadores — entre eles, uma grande variedade de borboletas e mariposas. A iniciativa contribui para a conservação desses animais e, consequentemente, da biodiversidade urbana.
.

A trilha guiada tem como proposta oferecer uma vivência educativa e sensorial em meio à natureza no coração da cidade. Durante o percurso, os visitantes podem observar as borboletas, conhecer a história do parque e compreender sua importância ambiental e cultural. O trajeto inclui áreas especialmente manejadas para atrair polinizadores, além de trechos de vegetação com espécies como o manacá de cheiro e a planta borboletinha.
.

Ao longo da caminhada, há paradas estratégicas para observação da flora e escuta do som do Córrego Acaba Mundo, canalizado sob o parque. A atividade também aborda curiosidades e mitos sobre os lepidópteros (grupo de insetos que engloba borboletas e mariposas), além de destacar o papel ecológico desses animais como bioindicadores e elos das cadeias alimentares.
.

Com ponto de encontro na praça em frente à administração do parque, o percurso tem cerca de 40 minutos de duração e é leve, com pequenos trechos de subida e descida. A atividade é indicada para pessoas a partir de 5 anos, acompanhadas por um responsável, e é voltada tanto a famílias quanto a grupos escolares e interessados em biodiversidade e educação ambiental.
.

“As atividades educativas que oferecemos no Parque Municipal, como a Trilha das Borboletas, ajudam a mostrar a relevância geral da área verde, que funciona como um pulmão para a cidade. O visitante vai conhecer curiosidades históricas e aprender sobre o papel ecossistêmico e ambiental que o parque tem atualmente, em que a cidade é completamente diferente de 128 anos atrás. Portanto, essa área passa a ser ainda mais importante para nosso bem-estar e qualidade de vida, como para a manutenção da biodiversidade”, destaca Roberta Martins, assessora de Educação Ambiental da FPMZB.
.

A trilha pode ser agendada por grupos de no mínimo cinco e no máximo 25 pessoas, por meio do e-mail educaparques@pbh.gov.br. As visitas guiadas acontecem às terças e quintas-feiras, conforme disponibilidade da equipe. O acesso ao Jardim das Borboletas, entretanto, é livre durante todo o horário de funcionamento do parque.

Ao longo do ano, a FPMZB também oferece edições especiais da trilha guiada aos fins de semana, em datas ocasionais. A programação pode ser acompanhada aqui.

.