As guias do IPTU foram enviadas aos endereços cadastrados, mas também podem ser acessadas no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A partir de fevereiro, o imposto poderá ser pago em até 11 parcelas mensais e consecutivas, com vencimento sempre no dia 15.
. De acordo com o cadastro imobiliário do município, BH possui cerca de 876 mil imóveis. Desse total, aproximadamente 788 mil tiveram o IPTU lançado para 2026. Outros 88 mil estão isentos da cobrança, por meio de desoneração integral.
. Neste ano, o valor total lançado com IPTU e taxas soma R$ 2,83 bilhões. A estimativa da Secretaria Municipal de Fazenda é arrecadar R$ 2,38 bilhões até dezembro, sendo que cerca de metade desse montante deve entrar nos cofres públicos ainda em janeiro, com os pagamentos antecipados.
. Pedido de revisão
Contribuintes que discordarem do valor lançado podem solicitar a revisão do IPTU até o dia 4 de fevereiro. O pedido deve ser feito preferencialmente pelo Portal da PBH. O atendimento presencial no BH Resolve é reservado a situações excepcionais, conforme a Portaria SMFA nº 089/2025.
. Entre os casos que permitem a solicitação presencial estão imóveis cujo titular seja pessoa tutelada ou curatelada, pessoa idosa nos termos da legislação, contribuintes que declarem não ter condições de realizar o procedimento online ou situações em que a reclamação seja apresentada por terceiros, mediante procuração com poderes específicos.
Para o atendimento presencial no BH Resolve, localizado na Rua dos Caetés, 342, no Centro, é necessário realizar agendamento prévio pelo Portal da PBH.