Revista Encontro

Apoio

Foliões terão orientação em seis pontos do "Posso Ajudar?" na capital

Postos funcionarão entre 14 e 17 de fevereiro com informações sobre transporte, trajetos de blocos e apoio a passageiros prioritários

Da redação (com informações da PBH)
Além das informações sobre mobilidade, os pontos de atendimento contarão com ações de saúde pública - Foto: Divulgação/PBH
Durante os quatro dias de Carnaval, entre 14 e 17 de fevereiro, seis pontos de atendimento do programa “Posso Ajudar?” vão oferecer orientação a foliões e usuários do transporte público em Belo Horizonte. A iniciativa concentra informações sobre transporte coletivo, alterações e desvios viários, pontos de embarque e desembarque, remanejamento de linhas, trajetos de blocos e também dados turísticos.
.

Ao todo, 58 servidores da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR), da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) e da BHTrans estarão mobilizados para prestar atendimento presencial nos locais estratégicos da cidade.
.

Os postos funcionarão na Praça Rui Barbosa (Avenida dos Andradas, 7.588), no entorno do Mercado Central (Avenida Amazonas com Rua Santa Catarina), na Praça Diogo de Vasconcelos (Savassi), na Praça Tiradentes (Rua Timbiras com Rua Paraíba), além das estações Pampulha e São Gabriel.
.

Responsável pelas equipes, Walkiria Monteiro Carmo destaca que a ação é parte da organização da mobilidade durante a festa. “O Carnaval é uma festa espetacular da nossa cidade e queremos que o folião, o turista e qualquer cidadão que precise de alguma informação ou orientação sobre mobilidade saiba que estamos aqui para ajudar”.
.

Em 2025, o programa registrou 9.517 atendimentos ao longo do período carnavalesco.

Apoio a passageiros prioritários

Com a concentração de blocos no Hipercentro e as mudanças temporárias nos pontos de ônibus, a Prefeitura também colocará em operação o Bloco do Cata Perdido, serviço vinculado ao “Posso Ajudar?”. A iniciativa é voltada principalmente para passageiros prioritários, como idosos, pessoas com mobilidade reduzida e pacientes em tratamento médico, oferecendo suporte para localizar pontos corretos de embarque ou retornar para casa.
.

O atendimento começa às 7h30. Após o acionamento pela central do programa, vans e carros de apoio identificados com a mensagem “A Serviço da BHTrans” se deslocam até o local para prestar auxílio. As equipes atuam uniformizadas.
.

Parcerias e prevenção

Além das informações sobre mobilidade, os pontos de atendimento contarão com ações de saúde pública. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Bloco da Prevenção, distribuirão preservativos internos e externos, gel lubrificante e autotestes de HIV. A ação integra os programas BH de Mãos Dadas Contra a Aids e Mobiliza SUS.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) também participam da iniciativa, com material educativo e orientações sobre os canais de denúncia durante o Carnaval.

Nos postos, o público também poderá acessar informações sobre o transporte metropolitano por meio de QR Code disponibilizado nos locais.

.